Menu
* PREÇO DOS PRODUTOS:

Você está visualizando preços para: EMPRESA COM INSCRIÇÃO ESTADUAL Estado: SÃO PAULO - CLIQUE PARA ALTERAR

Qual o melhor leitor de código de barras? 10 perguntas para garantir a melhor escolha

Qual o melhor leitor de código de barras? 10 perguntas para garantir a melhor escolha

Pode parecer uma tarefa difícil, mas após ler este artigo você vai entender tudo sobre leitores de código de barras e qual a melhor opção para a sua empresa.

Algumas questões podem surgir no momento da escolha de um código de barras, perguntas como: Qual é o melhor leitor para a minha empresa? Quais tipos de leitores existem? Quais as diferenças entre eles? Entre outras. São muito comuns para quem quer comprar ou trocar os leitores de código de barras da empresa. Mas pode ter certeza que agora não restarão mais dúvidas.

Uma breve descrição: O que são leitores e como funcionam?

Leitores de código de barras são dispositivos responsáveis por transformar impulsos ópticos em impulsos elétricos, o que significa que eles são capazes de transformar representações através de barras em códigos que podem ser lidos por um computador.  Neste artigo citaremos códigos 1D e os códigos 2D. A diferença básica está no número de caracteres que eles são capazes de armazenar. Os códigos 1D são aqueles que lidamos todos os dias, trazem informações básicas e identificam os produtos. Já os códigos 2D (QR Code), podem armazenar cerca de 7000 caracteres e trazer informações como: urls, validade, informações de transporte, fabricação e muitas outras informações. Outra diferença está na forma de leitura, pois o código 2D depende de um leitor que usa uma câmera para capturar as informações.

No nosso blog você encontra um artigo bem completo sobre códigos de barras e sua importância.

Tipos de Leitores

Sabendo que existem diferentes tipos de códigos de barras, é preciso compreender os diferentes tipos de leitores disponíveis hoje no mercado, quais as suas funções e quais são as tecnologias de leitura, como:

  • Leitor CCD
  • Leitor Laser
  • Leitor Linear Imager
  • Leitor Area Imager

Tipos de Conexão

Aspectos de conexão, como o leitor se comunica com o computador ou outros dispositivos que irão fazer a decodificação dos dados lidos, também devem ser levados em conta, são eles:

  • Leitores com fio
  • Leitores sem fio
  • Leitores fixos

Leitores SEM FIO: Os leitores sem fio se subdividem em duas categorias: com base e sem base. No caso da primeira, existe a necessidade de conectar uma base a um computador que irá fazer a comunicação com o leitor através de uma conexão, que em quase todos os modelos é por bluetooth. Na segunda opção, o leitor conecta-se ao dispositivo de forma independente e são ideais para usar com tablets, celulares, notebooks ou computadores com conexão bluetooth.

Leitores FIXOS: Os leitores fixos são aqueles que precisam ser fixados em algum tipo de superfície, pois possuem lasers omnidirecionais, e com a ajuda de espelhos internos, fazem a leitura de diversos ângulos diferentes. São muito vistos em supermercados e grandes redes de varejo. Outro ponto importante que é preciso observar são as portas que o leitor precisará utilizar. Se no seu projeto de software, o leitor se comunica através de uma porta serial, uma entrada PS/2 ou USB, é preciso que os dispositivos sejam compatíveis. Do contrário, os leitores não irão funcionar com o sistema da sua empresa.


Agora que você já sabe quais são os tipos de conexões e os tipos de leitores que existem, falta entender quais são as suas funções e aplicações para escolher o melhor leitor. A seguir, elaboramos uma lista de perguntas que, ao serem respondidas, acabarão com as suas dúvidas a respeito desses aparelhos.

1. O operador da sua empresa precisa ler muitos códigos que estão em superfícies não planas ou com impressões de baixa qualidade?

Se a resposta for sim, os leitores mais indicados são os laser ou linear imager.

Os leitores CCD precisam ficar a uma distância bem pequena dos códigos que irão ler e, como trabalham com a luz ambiente, têm dificuldade para ler códigos em ambientes com muita ou pouca luminosidade. Sendo assim, com a necessidade de aproximar o leitor do código, fazer muitas leituras em um curto período de tempo acaba se tornando uma tarefa difícil e, por isso, este tipo de leitor não irá atender às suas necessidades. Também não são bons para fazer a leitura em superfícies que não são planas e nem com impressões de baixa qualidade, bem como códigos rasurados, manchados ou molhados.

Se a leitura é somente de códigos 1D, o código com barras pretas e brancas usado na maioria dos produtos, os leitores laser são os melhores para este fim. Além de realizarem uma leitura mais “profunda” dos códigos, são capazes de ler códigos mesmo em ambientes muito ou pouco iluminados.

Conheça alguns dos leitores laser mais vendidos no site da Bz Tech:

 

Leitor Zebra LS2208 Laser (Symbol/Motorola)

Leitor Honeywell Eclipse MS 5145 Laser (Metrologic) Preto - USB

Leitor Honeywell Voyager MS 9520 Laser

Leitor Nonus LI250+ Laser

ProdutoZebra LS2208 Laser (Symbol/Motorola)Honeywell Eclipse MS 5145 Laser (Metrologic) Preto - USBHoneywell Voyager MS 9520 Laser (Metrologic) Preto - USBLeitor Nonus LI250+
Velocidade de Leitura100 Leituras/s72 Leituras/s74 Leituras/s200 Leituras/s
Código de Barras1D1D e GS11D e GS11D, NFe e Boletos Bancários
Acompanha BaseSIMNÃOSIMNÃO
ConexãoUSBUSBUSBUSB
Tipo de LeituraLaserLaserLaserLaser
Distância de Leitura585 mm (Código de 20 mil)140 mm (Código de 13 mil)203 mm (Código de 13 mil)254 mm (Código de 20 mil)
Direção de LeituraBidirecionalUnidirecionalUnidirecionalUnidirecional
Temperatura da Operação0 a 50 ºC0 a 40 ºC0 a 40 ºC0 a 50 ºC
Garantia5 anos3 Anos5 anos1 Ano


Se além dos códigos 1D, sua empresa também trabalha com produtos com códigos 2D, os mais indicados são os leitores Imager. E como já dissemos, eles se dividem em duas categorias: os linear imager e os area imager. O primeiro caso, comparado ao CCD, faz uma leitura melhor de códigos de barras 1D e ainda é capaz de ler em telas de celular e computadores, além disso, alguns modelos são capazes de ler certos tipos de códigos 2D.

Mas o ideal são os Area Imager, pois realizam a captura através de uma câmera interna e, por este motivo, são os únicos capazes de ler QR Codes e outros códigos 2D.
Conheça alguns modelos de leitores imager:

 

 

Leitor Sem Fio Zebra Symbol LI4278 Imager

Honeywell Xenon 1902

Leitor Elgin Sem Fio QuickScan Mobile QM2130 Imager

Leitor Datalogic Sem Fio Gryphon I GBT4130 Imager

ProdutoZebra Symbol LI4278 Imager Honeywell Xenon 1902 ImagerHoneywell Voyager 1452g ImagerDatalogic Gryphon I GBT4130 Imager
Código de Barras1D e GS11D e 2D1D, PDF e 2D1D e GS1
Comunicação sem FioBluetooth v2.1 Classe 2Bluetooth v2.1 Classe 2Bluetooth V2.1 Classe 2Bluetooth v2.0 Classe 2
ConexãoUSBUSBUSBUSB
Alcance100 m10 m10 m30 m
Tipo de LeituraLinear ImagerImagerImagerImager
Direção de LeituraUnidirecionalUnidirecionalOmnidirecionalUnidirecional
Garantia3 anos3 anos 3 anos3 anos 

2. O operador precisa de mãos livres para registrar uma grande quantidade de produtos?

Se a resposta for positiva, o melhor leitor para sua empresa é um leitor fixo. Com uma série de espelhos internos, fazem com que os lasers sejam refletidos em múltiplas direções, por isso são chamados de omnidirecionais. Capazes de mais de 3000 leituras por segundo, os leitores fixos permitem registrar uma grande quantidade de produtos e, por isso, são muito indicados para empresas de varejo. Alguns modelos também são capazes de fazer a leitura de códigos 2D (QR Code). Então, se a sua empresa, além da necessidade de várias leituras ao mesmo tempo, também precisa da leitura de códigos 2D, considerar um leitor fixo com a tecnologia imager é essencial para aumentar a sua produtividade. Se a leitura é somente de códigos 1D, um leitor laser é a escolha certa. Abaixo, 3 exemplos de modelos laser e um imager:

 

Leitor Fixo Honeywell Solaris MS 7820 Laser

Leitor Fixo Bematech S-3200 Laser

Leitor Fixo Elgin EL4200 Laser - USB

Foto Zebra Leitor Fixo Ds7708
ProdutoHoneywell Solaris MS 7820 Laser Leitor Fixo Bematech S-3200 LaserLeitor Fixo Elgin EL4200 LaserLeitor Fixo Zebra DS7708 Imager
BalançaNÃONÃONÃONÃO
Velocidade de Leitura1800 Leituras/s3200 Leituras/s3000 Leituras/s254 cm/s
Código de Barras1D1D1D1D e 2D
Dimensão do Leitor(AxLxP) 152x152x92 mm(AxLxP) 152x152x88 mm(AxLxP) 151x150x99,2 mm(AxLxP)) 143 x 149 x 97 mm
Conexão USBUSB, Serial ou PS/2USBUSB
Tipo de LeituraLaserLaserLaserImager
Distância de Leitura255mm (Código de 13 mil)216 mm (Código de 13 mil)200 mm (Código de 13 mil)183mm (Código 30, 5 mils)
Direção de LeituraOmnidirecionalOmnidirecionalOmnidirecionalOmnidirecional
Número de Feixes203230 
Peso0.70 Kg0,70 Kg0,70 Kg0,50 Kg
Garantia3 anos2 anos3 anos1 ano

 

3. É necessário se deslocar até os produtos?

Se existe esta necessidade, um leitor sem fio com base é ideal para a sua empresa. Estes modelos oferecem longa duração da bateria, deslocamentos da base de até 100m, por meio da conexão bluetooth, são ideais para centros de distribuição, estoques e dão toda a mobilidade que seus funcionários precisam. A conexão é feita através de uma base conectada ao computador que recebe todas as informações escaneadas pelo leitor. É claro, que assim como nos outros modelos, é preciso levar em conta se será necessário fazer a leitura de códigos 1D ou 2D. Para códigos 1D, o ideal são os modelos laser ou linear imager e para os códigos 2D, é necessário que seja um modelo Area Imager.
Abaixo, 4 modelos de leitores sem fio, o primeiro com tecnologia linear imager e os outros 3 são Area Imager (para mais informações, ver tabela acima):

 

4. Sua empresa trabalha com medicamentos ou na área hospitalar?

Criada em 2009 e modificada em 2016, a Lei 13.410/16, também conhecida como “lei da rastreabilidade de medicamentos”, que prevê uso de códigos 2D para medicamentos, causou muita polêmica e foi adiada duas vezes. Porém, ao que tudo indica, a Lei veio para ficar e comerciantes e fabricantes deverão se adequar às exigências até 2021. Portanto, independentemente do tamanho da empresa e do volume de vendas, um leitor Area Imager, capaz de ler códigos 2D (QR Code) será um item essencial para o setor.

Os códigos são capazes de armazenar muito mais informações do que um código 1D simples. Para um hospital, o leitor permite adquirir todas as informações de um paciente com uma única leitura, como: prontuário, medicamentos que estão sendo administrados, dieta do paciente e muito mais. Para as farmácias, a novidade vai inibir falsificação de medicamentos, facilitar recuperação de roubo de lotes, saber a validade do produto, acompanhar o transporte e muitas outras funções.

Sendo assim, é uma boa hora para pensar na aquisição de um leitor Area Imager para a sua empresa. Abaixo, listamos alguns dos modelos mais vendidos deste tipo de leitor, todos de grandes fabricantes e com vários benefícios, como: leitura de até 100m da base, capacidade de leitura de códigos 2D mesmo em telas de celulares e computadores, garantia de 3 anos, entre outros (para mais informações, ver tabela acima).

Você também pode optar por um leitor fixo com tecnologia imager, como o:

Ou ainda com os chamados “semi-fixos” que são leitores que ficam em uma base, mas que podem ser retirados para funcionar como um leitor manual, caso seja necessário em alguma ocasião, como o:

 Foto Honeywell Leitor Fixo Orbit 7190
ProdutoHoneywell Orbit 7190 Imager 2D QR Code
Velocidade de Leitura1120 linhas de varredura por segundo
Código de Barras1D e 2D
Dimensão do Leitor(AxLxp) 108 x 103 x 148mm 
Conexão USB, RS-232, Teclado, RS485
Tipo de LeituraImager
Direção de LeituraOmnidirecional
Peso0,41 Kg
Garantia3 anos

 

5. O seu volume de operações é pequeno ou o leitor será utilizado apenas em tarefas simples?

Os modelos CCD são os mais simples e acessíveis do mercado, oferecem uma pequena área de leitura, muito menor que os leitores laser ou imager, usam a luz ambiente para fazer leituras e, por isso, não são os ideais para ambientes muito ou pouco iluminados. São muito indicados para pequenos comércios, leitura de comandas, cadastros de materiais de escritório e outras operações com baixo fluxo. Para estes casos, você pode considerar este modelo da Elgin, um dos mais procurados aqui no site da Bz Tech:

 

Foto Leitor Elgin Flash 2

ProdutoElgin Flash CCD
Velocidade de Leitura100 varreduras/s
Código de Barras1D, FEBRABAN
ConexãoUSB
Tipo de LeituraCCD
Distância de Leituraaté 200mm (códigos com 20mil)
Direção de LeituraUnidirecional
Temperatura da Operação0 a 50 ºC
Garantia1 ano

 

Vale lembrar que, ainda que exista um fluxo baixo no seu negócio, se os códigos de barras estiverem em superfícies que não são planas, com impressões em baixa qualidade, molhadas ou com rasuras, os leitores laser são mais indicados.

Agora, se o seu comércio precisa de um leitor que se desloque até um produto para realizar a leitura junto ao cliente, como numa livraria, loja de calçados ou de roupas, um leitor sem fio e sem base é uma boa pedida para o seu negócio. Indicados para fazer conexão diretamente com dispositivos via bluetooth, como: celulares, tablets ou notebooks, estes leitores são compactos, leves, fáceis de usar e oferecem cerca de 80 horas de autonomia para a bateria. Veja o modelo da Bematech que selecionamos para você:

 

Foto Leitor Bematech Br 200 Somente Leitor

ProdutoBematech BR-200 BT Imager
Velocidade de Leitura330 leituras/s
Código de Barras1D
InterfaceUSB
Tipo de LeituraLinear Imager
Distância de Leitura90 ~ 330 mm
ComunicaçãoBluetooth 2.1
Temperatura da Operação0 a 50 ºC
Garantia1 ano

 

6. Na sua empresa é necessário um leitor robusto, resistente à queda, entrada de poeira e eventuais contatos com a água?

Algumas empresas oferecem um ambiente um pouco mais agressivo para os leitores de códigos de barras. Empresas ligadas à indústria mecânica, petroleiras, mineradoras e até grandes armazéns podem oferecer riscos aos leitores. Imagine que ao subir grandes prateleiras dos estoques, um funcionário derrube um leitor comum lá do alto. Com a queda, o aparelho ficaria danificado e a ausência deste leitor poderia acarretar em uma perda na produtividade da empresa. Este é apenas um cenário das diversas situações que podem ocasionar uma avaria num leitor que não é preparado para lidar com situações mais extremas. Por isso, as fabricantes de leitores de código de barras criam linhas especiais para essas situações.

Além da proteção contra quedas, muitos modelos oferecem vedações especiais contra a entrada de água e de poeira. Para facilitar a escolha do leitor certo para a sua empresa, a classificação IP foi criada. Ela indica o índice de proteção do aparelho, usualmente, por meio de dois algarismos. O primeiro diz respeito à proteção contra poeira e o segundo proteção contra água, quanto maior o número, maior o grau de proteção do aparelho. A seguir, você pode conferir a tabela e analisar qual tipo de leitor de código de barras atende as suas necessidades no cotidiano da empresa

tabela-indice-de-protecao

E a seguir, alguns exemplos de modelos resistentes que podem ser encontrados aqui no site da Bz Tech:

 

Foto Honeywell Leitor Sr61 Imager

Foto Zebra Leitor Sem Fio Ds3678 Longa Distancia

Foto Datalogic Leitor Sem Fio Pm8300 Sem Base

ProdutoHoneywell Intermec SR61T
Imager 2D QR Code
Zebra Symbol DS3678
ER Imager 2D QR Code
Datalogic PowerScan
PM8300 Laser
Código de Barras1D e 2D1D e 2D1D
Grau de Proteção546564
Tipo de LeituraImagerImagerLaser
Dimensões (AxLxP)

194 x 72 x 131 mm

185 x 76 x 132 mm 210 x 114 x 69 mm
Bateria 

Mais de 70.000 digitalizações

por carga

Leituras por Carga: + 60.000

Temperatura da Operação-20°C a 50°C Com fio: -30°C a 50°C
Sem fio: -20°C a 50°C
 -20 a 50 °C 
Resistência à queda2 metros no concreto2.4 metros no concreto2 metros no concreto
Garantia3 anos3 anos3 anos

7. É preciso ler boletos na sua empresa?

Comuns em escritórios e nos setores financeiros de empresas, os boletos bancários são muito utilizados para pagamentos de produtos e serviços. Ter um leitor para ajudar neste momento é de suma importância para dar agilidade e evitar desperdício de tempo.

Por isso, os mais indicados são os leitores específicos para boletos, que podem tanto ser manuais do tipo pistola, quanto os modelos com uma fenda para a passagem e leitura dos códigos de barras.

Observe que os boletos bancários não seguem o padrão internacional e os leitores que não são específicos para isto precisam de uma configuração adicional para que possam fazer a leitura. Estas configurações dependem dos modelos e de cada fabricante.

Outro dado que precisa ser levado em conta, é que alguns bancos oferecem tipos diferentes de código de barras e, muitas vezes, o dispositivo não é capaz de fazer a leitura. Por isso, é importante que estas questões sejam observadas antes da compra do leitor de código de barras.

Já as notas fiscais eletrônicas ou DANFE não precisam de um leitor específico para a leitura, pois oferecem um padrão utilizado no mundo todo. A única complicação pode acontecer durante a impressão. Muitas empresas utilizam o modo econômico e acabam reduzindo a qualidade do código, o que acarreta em problemas para alguns leitores.

Caso fique alguma dúvida sobre estas questões, como: por que meu leitor de código de barras não lê códigos bancários?  Acesse o nosso blog e compreenda melhor os códigos utilizados pelas instituições financeiras e como eles afetam as leituras.

E se ainda assim algumas questões não forem respondidas, você pode entrar em contato com o nosso atendimento para ajudarmos a escolher o leitor adequado às suas necessidades.  

8. Na sua área de atuação, ler um código de barras diretamente na tela de celulares é importante?

Se a resposta desta questão for positiva, você precisa de um leitor area imager. Estes leitores utilizam uma câmera para realizar as leituras, diferentemente de leitores laser, que utilizam um feixe de luz para capturar os dados e são incapazes de ler imagens que não sejam impressas.                                               

Leitores Imager são excelentes para alguns tipos de operação, como: validar ingressos, validar passagens aéreas e de ônibus, em hotéis para fazer reservas, cupons de desconto online, como algumas marcas fazem em aplicativos próprios ou em campanhas publicitárias. Códigos 2D são muito úteis, pois utilizam uma área pequena (equivalente a um cartão postal) para armazenar uma grande quantidade de informações.

Leitores CCD e linear imager também são opções que devem ser descartadas, pois o CCD não é capaz de ler imagens e o linear imager, em poucos modelos, é capaz de ler um número limitado de códigos 2D. O QR Code, por exemplo, só pode ser lido por leitores area imager.

Para facilitar na escolha, aqui estão alguns produtos que podem ser considerados na hora da compra (para mais informações, ver tabela acima):

9. Os códigos precisam ser lidos a grandes distâncias?

Se existe esta necessidade na sua empresa, é preciso verificar que os códigos devem ser grandes, menos densos e largos. Quanto maior a distância de leitura, maior o espaço que deve ser destinado ao código de barras.  Dito isso, o leitor mais indicado para grandes distâncias é o leitor laser, pois os leitores baseados em câmeras, como os Imager, têm dificuldade para fazer leituras a distâncias maiores.

Exemplos de locais que precisam desta utilidade para os leitores, são grandes galpões, estoques, fábricas e outros locais com prateleiras altas ou com códigos de marcações no teto.

Existem leitores capazes de fazer leituras tanto para pequenas quanto para grandes distâncias e também existem os que são capazes de fazer as leituras somente a grandes distâncias. Assim, é preciso analisar quais funções serão desempenhadas para o leitor que escolher e definir qual é o adequado para as suas operações.

Os leitores destes modelos tem 3 tipos de classificação: Os “full range” (FR) ou também chamados de “extendend range” (ER), são capazes de fazer leituras tanto a longas distâncias quanto a curtas distâncias. É preciso analisar os parâmetros de densidade dos aparelhos.
Os “long range” (LR) são apenas para longas distâncias e têm dificuldade em fazer leituras em códigos que estejam próximos do dispositivo.

O tipo de impressão e o material no qual as etiquetas são impressas também influenciam na qualidade da leitura. Por isso, o ideal é analisar quais o seu negócio está utilizando e comparar com as especificações do fabricante no manual do produto. Assim, você garante que as suas operações estarão otimizadas ao máximo e ganha em produtividade e agilidade.

Este é um modelo que pode ser encontrado aqui no site da Bz Tech:

 

 

Foto Zebra Leitor Ls3408er

ProdutoZebra LS3408-ER Laser
Velocidade de Leitura36 leituras/s
Código de Barras1D
Distância de leituraDe 0,63 cm a 13,7 metros
Tipo de LeituraLaser
Temperatura da Operação-30°a 50° C
Grau de ProteçãoIP 65
Garantia1 ano

 

10. Além de ler os dados, é preciso que o leitor também registre a quantidade de produtos em estoque, armazene informações e guarde tudo numa memória?

Se a resposta para esta questão for sim, a sua empresa não precisa de um leitor de dados, mas de um coletor de dados. Apesar de causarem certa confusão, os dispositivos têm funções bem diferentes. A principal delas é a presença de uma memória para armazenar dados, analisar quantidade de produtos e instalação de softwares para otimizar as funções do dispositivo. Também são chamados de “computadores de mão”, muitos deles vêm equipados com Windows e sistema android. Apesar de também realizarem leituras de códigos de barras, suas funções vão muito além das de um leitor de código de barras.

Se você se convenceu de que precisa de um coletor de dados, é muito simples! Basta acessar a sessão coletores de dados aqui no site.
E caso queira entender melhor sobre estes aparelhos, o artigo: coletores de dados: funcionalidade e tecnologia é uma boa pedida.

Escolher um leitor de código de barras parece uma tarefa complicada, pois há uma grande variedade de modelos, tipos de leituras, preços e benefícios. Mas, como você pôde perceber após ler este artigo, analisar as características de cada um, suas aplicabilidades e comparar com as necessidades da sua empresa, torna esta escolha muito mais simples e acertada. Esperamos que com este artigo não tenham ficado dúvidas sobre qual o melhor leitor para a sua empresa. Vale lembrar que suas contribuições com sugestões e críticas aqui nos comentários serão sempre bem-vindas.  Além disso, você sempre pode contar com o atendimento da Bz Tech, nossos consultores estão prontos para ajudar a decidir os melhores equipamentos para o seu negócio.
E para ficar sempre bem informado sobre tudo do mercado de automação, atualidades, notícias e comparativos, acesse o nosso blog.


Avaliações e Comentários

Adicionar Avaliação e Comentário

* Visualizando preços para EMPRESA COM INSCRIÇÃO ESTADUAL - SÃO PAULO. Alterar

Meu Carrinho
0
Aguarde...
Loading