Menu
* PREÇO DOS PRODUTOS:

Você está visualizando preços para: EMPRESA COM INSCRIÇÃO ESTADUAL Estado: SÃO PAULO - CLIQUE PARA ALTERAR

Coletores de dados: funcionalidade e tecnologia

Coletores de dados: funcionalidade e tecnologia

Os Coletores de Dados, também conhecidos como “computadores de mão”, são aparelhos capazes de realizar diversas funções. São muito úteis em pequenas, médias e grandes empresas. A função dos Coletores, como o próprio nome sugere, é coletar informações. Porém, hoje, eles vão muito além disso. Podem ser usados para controle e recebimento de materiais, separação de pedidos, apontamento de produção, entre outros. Com eles, os operadores têm dados em tempo real da quantidade de produtos no estoque ou na prateleira, pois os coletores mais modernos são interligados com o sistema da loja via internet sem fio. Pela versatilidade, podem ser usados em uma série de comércios, desde bares, restaurantes, supermercados, até em grandes indústrias e redes de varejo.

O Coletor de Dados é bastante funcional e simples de ser operado. Possui um leitor de código de barras e pode adicionar informações pela leitura dos códigos ou pelo teclado integrado. Em coletores de dados mais antigos e com sistemas mais simples, como os Coletores de Dados Batch, por exemplo, armazenam todas as informações na memória do aparelho e depois passam para o computador via conexão USB, Serial RS-232, IrDA, entre outras. Já nos coletores mais modernos, é possível fazer a transferência tanto pelos cabos, quanto via internet wifi ou conexão 4G.

Tecnologia e capacidades

Utilização de Coletor de Dados

Tipos de Coletores

Existem vários tipos de coletores de dados e se diferem desde o tipo de modelo até o sistema que utilizam. Os coletores podem vir com leitor de código de barras 1D, 2D, vir com suporte para manuseá-los, os chamados coletores de dados pistola, assim como também podem ser coletores de dados mobile, que têm a aparência de um smartphone.

Além do Coletor de Dados Batch, que vem com um sistema simples que permite guardar todas as informações em um arquivo “.txt”, existem também os coletores de dados que utilizam o sistema Windows ou o sistema Android.

Os Coletores de Dados do tipo Windows oferecem um sistema que muita gente já está acostumada nos computadores. Com este tipo de coletor, é possível criar e deletar pastas, mandar itens para a lixeira, criar arquivos no excel, word, entre outros softwares do Office. Isso garante completa interação com os computadores da empresa e menos tempo de treinamento para aprender a usá-los.

Os Coletores de Dados que utilizam o sistema Android vêm com o sistema mais popular em smartphones. Com eles é possível baixar aplicativos na play store, usar o Chrome para navegar na internet, integrar via wifi todo o sistema da empresa. Também podem ser equipados com conexão 4G, para que possam ser usados em áreas de difícil acesso e para áreas externas. O fato de poder baixar aplicativos na loja pode ser uma preocupação para empresários, pois os operadores poderiam usar o dispositivo para entretenimento, o que diminuiria a produtividade. Porém, é muito simples bloquear o acesso a aplicativos utilizando senhas e permissões de acesso.

Os Coletores podem ter teclado numérico, alfanumérico e também teclado touch screen integrado. Alguns Coletores vêm com tela touch screen e teclado físico, outros vêm apenas com o teclado touch screen.

Coletores de Dados Robustos

Para empresas que precisam de um coletor que suporte quedas, seja a prova d’água e poeira, existem os Coletores de Dados Robustos. Estes coletores são vedados e podem resistir a temperaturas muito altas ou baixas e também a jatos d’água. A vedação é classificada de acordo com a tabela de classificação IP, quanto maior o número IP indicado nas características do aparelho, melhor é a vedação. Esta tabela também serve para dispositivos, como celulares, tablets, monitores touch screen, leitores de códigos de barras, entre muitos outros.

Tecnologia e Capacidades

​A instalação do programa e a configuração do aparelho são diferentes para cada marca, mas sempre fáceis de realizar. Para instruções mais precisas, veja os manuais, drivers ou softwares na nossa área de downloads.

Os Coletores normalmente têm duas memórias distintas: a Flash, que permite o armazenamento de dados por longos períodos, sem precisar de alimentação elétrica; e a SRAM, cujo sistema mantém a memória energizada por meio de uma bateria de backup, para evitar a perda de dados quando as principais são substituídas (a alimentação é feita por bateria ou pilhas tamanho AAA).

Aparelhos de alta tecnologia, os coletores de dados possuem grande capacidade para realizar tarefas e estão disponíveis em variados modelos e funções, atendendo às mais diversas demandas. Os aparelhos podem ser simples, sem teclado ou visor e realizar apenas a coleta das informações, ou robustos e com uma infinidade de funções e acessórios que podem torná-lo muito mais produtivo. A escolha vai depender da necessidade da empresa.

Coletor de Dados ou Leitor de Código de Barras?

Esta é uma confusão que muita gente faz. Porém, a partir de agora, você nunca mais confundir as funções dos dois aparelhos. A principal diferença está na memória do coletor de dados. Além das muitas outras funções que já citamos, o Coletor de Dados é capaz de armazenar várias leituras na memória interna do aparelho, além de ser capaz de se conectar ao sistema da empresa para fazer alterações nas planilhas de estoque. Já os leitores de código de barras precisam transmitir as informações no momento da leitura e são incapazes de guardar os códigos, pois não possuem memória interna.

Tipos de Leituras

Os leitores integrados aos Coletores de Dados podem ser divididos em dois grandes grupos, os capazes de ler códigos 1D e os capazes de ler os códigos 2D (QR Code). A diferença entre eles é que para fazer a leitura de códigos 2D, o leitor do coletor precisa ser da tecnologia "imager", que utiliza uma câmera interna para fazer a leitura dos códigos. Já os que fazem a leitura 1D, utilizam a tecnologia de leitura laser. Por isso, ao procurar um coletor de dados para a sua empresa, fique atento à tecnologia de leitura especificada nas características do aparelho.

Dúvidas, Críticas ou Sugestões?

Se após ler este artigo você ainda tiver dúvidas sobre coletores de dados, pode visitar o nosso Guia - Coletor de Dados, que é um guia bem completo e com todas as informações necessárias sobre estes dispositivos. E, sempre que quiser, pode entrar em contato com um dos nossos consultores e tirar todas as suas dúvidas. Será um prazer ajudar.

Caso tenha críticas e sugestões a respeito do conteúdo, por favor, use a seção de comentários aqui embaixo.


Avaliações e Comentários

Adicionar Avaliação e Comentário
18/07/2017

Guilherme: Sempre confundia os coletores de dados com leitores, mas agora ficou mais claro, obrigado.

Este comentário foi útil?

9 0
Utilizamos cookies essenciais para melhorar sua experiência de navegação.

* Visualizando preços para EMPRESA COM INSCRIÇÃO ESTADUAL - SÃO PAULO. Alterar

Meu Carrinho
0
Aguarde...
Loading
Icone GeoTrust