Cadastre-se Login Meus Pedidos
Central de Atendimento

Central de Atendimento

E-mail:
  • Curitiba: (41) 4063-8482
  • São Paulo: (11) 4063-7935
  • Rio de Janeiro: (21) 4063-7366
  • Belo Horizonte: (31) 4063-7488
  • Porto Alegre: (51) 4063-8791
  • Recife: (81) 4062-8076
  • Florianópolis: (48) 4052-8227
  • Brasília: (61) 4063-9379
  • Fortaleza: (85) 4042-0854
  • Salvador: (71) 4062-8561
  • Vitória: (27) 4062-9244
  • Campo Grande: (67) 4063-9504

Horário de atendimento das 9h às 12h e das 13h às 18h.

Icone WhatsappWhatsApp: (41) 9 9233-7949
Minha Conta
Login Novo Usuário?
Cadastre-se aqui.
Categorias
Banner Zebra Essentials
Compartilhe

Coletores de Dados: funcionalidade e tecnologia

Coletores de Dados: funcionalidade e tecnologia

Os Coletores de Dados, também conhecidos como “computadores de mão”, mobile computers ou PDAs (personal digital assistant), são aparelhos capazes de realizar diversas funções. São muito úteis em pequenas, médias e grandes empresas. A função dos Coletores, como o próprio nome sugere, é coletar informações. Porém, hoje, eles vão muito além disso. Podem ser usados para controle e recebimento de materiais, separação de pedidos, apontamento de produção, entre outros. Com eles, os operadores têm dados em tempo real da quantidade de produtos no estoque ou na prateleira, pois os coletores mais modernos são interligados com o sistema da loja via internet sem fio. Pela versatilidade, podem ser usados em uma série de comércios, desde bares, restaurantes, supermercados, até em grandes indústrias e redes de varejo.

O Coletor de Dados é bastante funcional e simples de ser operado. Possui um leitor de código de barras integrado e pode adicionar informações pela leitura dos códigos ou pelo seu teclado. Coletores de Dados mais antigos e com sistemas mais simples, como os Coletores de Dados Batch, por exemplo, armazenam todas as informações na memória do aparelho e depois passam para o computador via conexão USB, Serial RS-232, IrDA, entre outras. Já nos coletores mais modernos, é possível fazer a transferência tanto pelos cabos, quanto via wireless Bluetooth, Wi-Fi ou tecnologia 4G, 5G.

Tecnologia e capacidades

Utilização de Coletor de Dados

Tipos de Coletores de Dados

Existem vários tipos de Coletores de Dados e se diferem desde o tipo de modelo até o sistema que utilizam. Os coletores podem vir com leitor de código de barras 1D, 2D, RFID vir com suporte para manuseá-los, os chamados Coletor de Dados tipo gun (pistola), assim como também podem ser coletores de dados mobile, que têm a aparência de um smartphone.

Além do Coletor de Dados Batch, que vem com um sistema simples que permite guardar todas as informações em um arquivo “.txt”, existem também os Coletores de Dados que utilizam o sistema Windows ou o sistema Android.

Os Coletores de Dados do tipo Windows oferecem um sistema que muita gente já está acostumada nos computadores. Com este tipo de coletor, é possível criar e deletar pastas, mandar itens para a lixeira, criar arquivos no Excel, Word, entre outros softwares do pacote Office. Isso garante completa interação com os computadores da empresa e menos tempo de treinamento para aprender a usá-los. Esses modelos já não são mais comercializados.

Os Coletores de Dados que utilizam o sistema Android vêm com o sistema mais popular em smartphones. Com eles é possível baixar aplicativos na Play Store, usar o Chrome para navegar na internet, integrar via Wi-Fi todo o sistema da empresa. Também podem ser equipados com celular 4G ou 5G, para que possam ser usados em áreas de difícil acesso e para áreas externas.

Os coletores podem ter teclado numérico, alfanumérico, alfanumérico com funções e também teclado touch screen integrado. Alguns modelos de coletores vêm, ou com tela touch screen ou com o teclado físico, ou até hibridos (com os dois tipos).

Coletores de Dados Robustos

Para empresas que precisam de um coletor que suporte quedas, seja a prova d’água e poeira, existem os Coletores de Dados Robustos. Estes coletores são vedados e podem resistir à temperaturas muito altas ou baixas e também a jatos d’água. A vedação é classificada de acordo com a tabela de classificação IP abaixo, quanto maior o número IP indicado nas características do aparelho, melhor é a vedação. Esta tabela também serve para dispositivos, como celulares, tablets, monitores touch screen, leitores de códigos de barras, entre muitos outros.

Tabela de Classificação IP

Tecnologia e Capacidades

​A instalação do programa e a configuração do aparelho são diferentes para cada marca, mas sempre fáceis de realizar. Para instruções mais precisas, veja os manuais, drivers ou softwares na nossa Área de Downloads Bz Tech.

Os coletores normalmente têm duas memórias distintas: a Flash, que permite o armazenamento de dados por longos períodos, sem precisar de alimentação elétrica; e a SRAM, cujo sistema mantém a memória energizada por meio de uma bateria de backup. Para evitar a perda de dados quando as baterias principais são substituídas (a alimentação é feita por bateria ou pilhas tamanho AAA).

Aparelhos de alta tecnologia, os Coletor de Dados possuem grande capacidade para realizar tarefas e estão disponíveis em variados modelos e funções, atendendo às mais diversas demandas. Os aparelhos podem ser simples, sem teclado ou visor e realizar apenas a coleta das informações, ou robustos e com uma infinidade de funções e acessórios que podem torná-lo muito mais produtivo. A escolha vai depender da necessidade da empresa.

Coletor de Dados ou Leitor de Código de Barras?

Esta é uma dúvida muito comum que a maioria das pessoas têm. Porém, a partir de agora, você nunca mais confundir as funções dos dois aparelhos! A principal diferença está na existência de memória no Coletor de Dados. Além das muitas outras funções que já citamos, o Coletor de Dados é capaz de armazenar várias informações das leituras realizadas na memória interna do aparelho, além de ser capaz de se conectar ao sistema da empresa para fazer alterações nas planilhas de estoque. Já os leitores de código de barras, precisam transmitir as informações no momento da leitura e são incapazes de guardar os códigos, pois não possuem memória interna.

Tipos de Leituras

Os leitores integrados aos Coletores de Dados podem ser divididos em três grandes grupos: os capazes de ler códigos 1D (código de barras linear), os capazes de ler os códigos 2D (QR Code) e os que realizam leitura RFID (identificação por radiofrequência). A diferença entre eles é que para fazer a leitura de códigos 2D, o leitor do coletor precisa ser da tecnologia "imager", que utiliza uma câmera interna para fazer a leitura dos códigos. Já os que fazem a leitura 1D, utilizam a tecnologia de leitura laser. Por isso, ao procurar um Coletor de Dados para a sua empresa, fique atento à tecnologia de leitura especificada nas características do aparelho. E os RFID necessitam de um módulo especial para essa leitura.

Dúvidas, Críticas ou Sugestões?

Se, após ler este artigo, você ainda tiver dúvidas sobre Coletores de Dados, pode visitar o nosso Guia - Coletor de Dados, que é um guia bem completo e com todas as informações necessárias sobre estes dispositivos. E, sempre que quiser, pode entrar em contato com um dos nossos consultores e tirar todas as suas dúvidas. Será um prazer ajudar!

Caso tenha críticas e sugestões a respeito do conteúdo, por favor, use a seção de comentários aqui embaixo.

Avaliações e Comentários

Adicionar Avaliação e Comentário
18/07/2017

Guilherme: Sempre confundia os coletores de dados com leitores, mas agora ficou mais claro, obrigado.

Este comentário foi útil?

9 0
Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Para mais informações consulte nossa Política de Privacidade
Compre pelo WhatsApp
Bz Tech
Aguarde...
Loading