Cadastre-se Login Meus Pedidos
Central de Atendimento

Central de Atendimento

E-mail:
  • Curitiba: (41) 4063-8482
  • São Paulo: (11) 4063-7935
  • Rio de Janeiro: (21) 4063-7366
  • Belo Horizonte: (31) 4063-7488
  • Porto Alegre: (51) 4063-8791
  • Recife: (81) 4062-8076
  • Florianópolis: (48) 4052-8227
  • Brasília: (61) 4063-9379
  • Fortaleza: (85) 4042-0854
  • Salvador: (71) 4062-8561
  • Vitória: (27) 4062-9244
  • Campo Grande: (67) 4063-9504

Horário de atendimento das 9h às 12h e das 13h às 18h.

Icone WhatsappWhatsApp: (41) 9 9233-7949
Minha Conta
Login Novo Usuário?
Cadastre-se aqui.
Categorias
Banner Zebra Essentials
Compartilhe

O que é um Código de Barras e sua importância

O que é um Código de Barras e sua importância

Originalmente criado para auxiliar os mercados a aumentar a velocidade do processo de verificação na entrada e saída de produtos, os códigos de barras são encontrados em grande parte da atividade comercial atualmente, cerca de 81% dos produtos têm código de barras, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Automação.

Por meio dos Códigos de Barras (Barcodes), é possível identificar um produto de maneira rápida e prática, controlando a entrada e saída do estoque, por exemplo. Além disso, a utilização desses códigos reduzem as chances de erros a praticamente zero, uma vez que eles são padronizados e lidos automaticamente por leitores de códigos de barras.

Saiba mais sobre os Códigos de Barras assim como seus Tipos e todos os equipamentos necessários para utilizar em conjunto. Confira!

O que é Código de Barras?

O Código de Barras é a representação gráfica de uma sequência numérica utilizada para identificar um produto. Tanto a representação gráfica (barras brancas e negras) quanto a numérica possuem o mesmo valor, assim, quando um código de barras está ilegível para um leitor, o operador pode digitar os números no sistema para obter o mesmo resultado.

Esse conjunto numérico é único, ou seja, não deve existir produtos diferentes com o mesmo código.

Geralmente, os códigos de barras se apresentam ao consumidor de duas maneiras: podem estar impressos direto nas embalagens e/ou podem ser inseridos posteriormente, como ocorre em algumas embalagens plásticas. Neste último caso, é fundamental que o empreendedor possua uma impressora de etiquetas, pois, com este equipamento, é possível inserir, formatar e imprimir o código de barras nas etiquetas e assim colar/anexar em seus produtos.

No entanto, apenas os códigos não são suficientes para tornar a empresa mais ágil. É necessário que o código de barras seja traduzido e transformado em informações que ajudem o comerciante a manter o controle de dados. A principal ferramenta recomendada para este processo são os leitores de códigos de barras. Estes dispositivos têm a função de capturar, decodificar, e transferir os códigos para um computador, onde serão analisados por um software adequado.

Agora que você já sabe o que é código de barras, aprenda quais os modelos desses códigos e qual a função de cada um.

Tipos de Código de Barras

Existem os códigos de barras 1D e os códigos 2D (como o QR Code e similares). A principal diferença entre o código 1D e o 2D está relacionada à capacidade de armazenamento de dados. Enquanto os códigos de barras tradicionais guardam apenas caracteres alfanuméricos de uma forma limitada (uma média de 20 caracteres), os códigos 2D, assim como o mais famosos da categoria, o QR Code, possuem capacidade de armazenar, em sua pequena área, uma variedade muito maior de dados, cerca de 7 mil caracteres numéricos. Além disso, os QR codes podem armazenar não apenas códigos alfanuméricos, mas também diferentes tipos de dados, como por exemplo URLs, símbolos, binários, Kanji e Kana (alfabeto japonês).

Atualmente, existem dois padrões mais utilizados de código de barras 1D para os produtos: UPC e EAN. O primeiro é largamente utilizado nos Estados Unidos e no Canadá, já o segundo é padrão no resto do mundo, inclusive no Brasil. A maioria dos comércios vêm passando por um processo de atualização, para que possam aceitar esses dois tipos de códigos, aumentando sua versatilidade. No entanto, é sempre recomendado que haja uma verificação de qual código usar dependendo da localização em que o produto vai circular.

Confira sempre qual é o tipo de código que irá trabalhar (1D, 2D, Boleto Bancário FEBRABAN, DANFE) para encontrar a melhor opção de leitor.

A diferença entre os códigos UPC e EAN se dá com relação ao número de dígitos. O modelo UPC utiliza um padrão de 12 dígitos em sua estrutura, isto é, são 12 números que serão codificados através do código de barras. Já o EAN apresenta 13 dígitos. Vale ressaltar que, apesar de estruturas diferentes, ambos os códigos têm a mesma função: a identificação de mercadorias.

Principais Códigos de Barras 1D

Código de Barras EAN

EAN/UPC

Código EAN/UPC é específico para PDV (Ponto de Venda) por sua facilidade e simplicidade. O Padrão EAN possui 13 dígitos enquanto UPC contém 12. 

Código de Barras GS1 DataBar

GS1 DataBar

Menores que os EAN/UPC este padrão, além de um formato mais reduzido, consegue armazenar mais informações pois possui "dois" códigos, um em cima do outro. Largamente utilizado em hortifruti por conseguir codificar a validade e por seu tamanho, pode ser o código ideal para quem busca mais informações em um pequeno espaço.

Código de Barras GS1-128

GS1-128

Aprimoramento dos códigos EAN/UPC, além de decodificação numérica, conta também com alfanumérica e assim, consegue abranger mais informações para seus produtos. Automatizando ainda mais seu comércio.

Código de Barras ITF-14

ITF-14

Conhecido também como Intercalado 2 de 5 utilizado em alguns produtos mas visto especialmente em boletos bancários. O tamanho de código depende do tanto de informação. A Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN) estabeleceu que para os boletos bancários esse código deverá ter 44 dígitos mais verificadores, tornando assim um código mais largo que nos produtos. Obs: Para ler códigos FEBRABAN é necessário que o leitor de código de barras esteja configurado. Confira no manual do seu produto e verifique as possíveis causas do porque não é possível realizar a leitura.

 

    O que é Código de Barras 2D?

    Inventado no Japão, no ano de 1994, os códigos 2D são símbolos bidimensionais capazes de armazenar uma grande quantidade de informações que podem ser lidas por equipamentos específicos de leitura ou até tablets e smartphones que possuem câmera. Originalmente utilizados pela indústria automobilística para catalogar os componentes dos automóveis, os QR codes expandiram suas aplicações, e atualmente são encontrados em diversas atividades do dia a dia

    Por serem bidimensionais, necessitam de dois feixes de laser: um na horizontal e outro na vertical, para obter mais informações. Quando se trata de uma câmera, como smartphones, tablets ou leitores específicos, a análise e conversão do código é feita exclusivamente via software, este irá obter a imagem e analisar de diversas maneiras. É possível fazer o download de aplicativos para leitura de QR codes gratuitamente em seus aparelhos com sistema IOS ou Android.

    Principais Códigos de Barras 2D:

    QR Code - Código de BarrasQR Code - Mais famoso dos códigos de barras 2D utilizado em diversos lugares como produtos, revistas, peças publicitárias e etc. Capaz de armazenar uma grande quantidade de caracteres e codificar e-mail, URL, contato telefônico entre outros.
    Datamatrix - Código de BarrasDatamatrix - Mais encontrado na indústria, este código de barras possui a característica de armazenar grande quantidade de informação em um micro espaço. Utilizado em peças e componentes eletrônicos.
    PDF147 - Código de BarrasPDF147 - Com uma das maiores capacidades dos códigos de barras 2D, mas não muito compacto, esse tipo de código é utilizado em grande escala em ambientes de logística e governamental.
    Aztech - Código de BarrasAZTEC - Com grande "resistência" esse código 2D possui uma facilidade na leitura e se adequa a baixas resoluções. Utilizado em companhias aéreas, tickets e etc.

    Processo de Leitura para Códigos 1D e 2D

    A leitura dos códigos é feita por um Leitor de Código de Barras, que pode ser no formato Pistola, Fixo (igual aos dos mercados), de Mesa com uma Fenda (onde o papel passará na fenda para a leitura) e de câmeras como de celulares, coletores de dados e etc.

    A escolha do melhor leitor para você dependerá muito do seu tipo de comércio e outros fatores técnicos do equipamento de leitura como: densidade de leitura, capacidade de codificação, velocidade e etc. 

    A decodificação de um código 1D é feita quando o leitor incide um laser sobre o código e lê as informações estruturais do código de barras. Após isso, o leitor irá transformar a representação gráfica em numérica, esta será necessária para dar entrada no sistema. Um código de barras como os EAN/UPC possui uma estrutura formada basicamente de 4 etapas, indicadas abaixo:

    • Barra Escura – Responsável por absorver a luz (Espaçamento entre a informação refletida)
    • Barra Clara  – Quando a luz do laser incide, é refletida para o leitor mostrando posicionamento e sua largura.
    • Separadores – Indicam as extremidades do código e o sentido de leitura.
    • Módulos – É uma espécie de unidade mínima do código. Trata-se do elemento mais estreito – tudo o que compõe o código de barras será múltiplo de seu tamanho.

    Já para os códigos 2D, o equipamento necessitará de um laser duplo ou mais comumente uma câmera, na qual, irá tirar uma foto do código de barras e através da foto o software do leitor irá interpretar os padrões de área interna do código e realizar os cálculos matemáticos para converter os blocos de padrões visuais em informações numéricas e dessas a informação de fato como informações dos produtos, um link, referencial geográfico, contato telefônico e etc. 

    Além disso, o tamanho e a distância do código em relação ao leitor irá interferir na qualidade da leitura, portanto, ao adquirir um leitor de código de barras, verifique se ele se enquadra ao tamanho de código de barras que pretende trabalhar visto que existem Leitores para Códigos de Barras Pequenos e é indicado que se tenha a noção entre a distância de leitura pois também existem os Leitores para Longas Distâncias.

    Como faço para ter um Código de Barras?

    Todo e qualquer empreendimento que deseja identificar seu produto seja para controle interno e/ou exportação, deve se preocupar com a criação de seus próprios códigos de barras. No Brasil, o padrão de código é realizado pela GS1 como foi falado mais acima. Se você deseja conseguir o seu próprio código para seus produtos, basta se cadastrar no site da GS1, e providenciar o seu. Isso pode ser feito direto de solo brasileiro ou de qualquer lugar do mundo!

    Caso sua necessidade seja para controle interno, você consegue realizar a criação desses códigos de barras via Software próprio das empresas de Impressoras de Etiquetas como o Zebra Designer, Bylabel e Bartender. Nesses Softwares, é possível escolher o tipo de códigos de barras (1D ou 2D) seu subtipo como EAN/UPC, QR Code e etc, ajustar as sequências numéricas, configurar o layout da etiqueta assim como outras informações adicionais e imprimir de fato o código. 

    Como gerar um Código de Barras Gratuitamente?

    Em plataformas online e até aplicativos de smartphones (Android ou IOS), existem diversos sites/apps que podem gerar os códigos de barras de forma gratuitas. Alguns com mais opções de subtipos de código de barras que outros mas muitos desses sites, não possuem uma criação e edição do Layout em que serão inscritos esses códigos, por isso, será necessário outros softwares para complementar a edição visto que eles geram apenas o código de barras cru. 

    Se sua necessidade for imprimir Etiquetas, muitos dos fabricantes das impressoras possuem os Softwares de Criação e Edição das Etiquetas com versões gratuitas. Verifique qual sua impressora e qual o software indicado pelo fabricante.

    Portanto, pense muito bem sobre sua necessidade e pesquise com quais softwares ou apenas a geração de um código online/app será necessária para abranger sua necessidade de geração de código de barras, pois é extremamente importante que esse processo seja relativamente simples a fim da otimização de seus processos, tanto da criação dos códigos como na parte de implementação. 

    Leitores de Código de Barras

    Symbol DS4308

    Os leitores são capazes de interpretar e enviar as informações dos códigos para um computador. Como há diferentes tipos de códigos barras, também existem diferentes modelos de leitores. Os mais utilizados hoje são CCD, Laser e Imager – leia mais sobre cada modelo abaixo. A capacidade de leitura varia de acordo com a tecnologia e especificidades de cada leitor que podem ser apresentados nos manuais e/ou dados técnicos dependendo do fabricante. 

    Alguns códigos de barras são bastante específicos e exigem um leitor compatível para a leitura. É o caso das Notas Fiscais Eletrônicas (Danfe) -  em que os códigos são do tipo GS1-128 com 44 caracteres. Por serem um pouco mais extensos, apenas leitores a laser são indicados, como o Elgin QuickScan QW2100. Para os códigos compactos, como os impressos nas embalagens dos produtos de supermercado, um leitor omnidirecional, como o Honeywell Solaris MS 7980g, pode fazer a leitura com eficiência. Os códigos bidimensionais – 2D (QR Code) também exigem um modelo de leitor adaptado à essa função e estão cada vez mais frequentes, por serem capazes de armazenar mais informações. O modelo DS2208 da Zebra pode fazer esse tipo de leitura.

    Tecnologias mais utilizadas em leitores

    Leitores CCD

    Charge Coupled Device é o leitor CCD. Utiliza uma sequência linear de sensores de luz para a leitura. Os photosites, grupo de diodos fotossensíveis, emitem um sinal elétrico em resposta aos fótons de luz. Cada pixel é gravado por um photosites. Os pixels são lidos de forma escura e clara, dando uma forma à imagem capturada. Os mecanismos dentro do leitor processam essa informação e os transformam em uma representação digital da imagem. Um exemplo de leitor de código de barras CCD é o Tanca TL-140. Os leitores CCD têm uma desvantagem por terem uma pequena área de leitura e não são eficientes se a distância entre o leitor e o código de barras for maior que 3 polegadas. +/- 8 cm. Acima disso ou com condições piores de luminosidade é sempre indicado leitores laser. 

    Leitores Laser

    Os leitores a laser funcionam da seguinte maneira: um diodo laser gera um feixe de luz que incide sobre um espelho ou um prisma que oscila, fazendo com que o ponto se movimente sobre toda a superfície do código de barras. O fotodiodo fica responsável por medir a intensidade da luz refletida e com as variações de gradação consegue identificar e traduzir as informações do código de barras. O exemplo de leitor laser é o Honeywell Eclipse MS 5145. Mais comuns no mercado de automação comercial, eles permitem a leitura do código a uma distância de 5 a 20 cm do código de barras, dependendo do modelo. 

    Leitores Imager

    Possui melhor eficiência de leitura em comparação ao modelo CCD. Trabalha com mais rapidez, inclusive para códigos levemente danificados e mal impressos. O Leitor Elgin QuickScan QW2100 apresenta essa tecnologia com ótimo custo-benefício e podem ser utilizados para leitura de Nota Fiscal Eletrônica (Danfe). São mais eficientes que leitores a Laser em leitura de códigos menores 2D, como QR Code pequenos.

     

    Leitores de Códigos de Barras por Uso

    Leitura de Produto:

    Inicialmente, a primeira coisa que deve ser observada é quais são os tipos de códigos de barras que os produtos possuem. Com isso, podemos identificar qual será a linha de leitores a ser adquirido a fim de interpretar esses códigos de barras. No geral, todos os leitores de códigos de barras do tipo pistola ou fixo e até mesmo os sem fio estão habilitados para realizar a leitura de produtos, salvo exceções de produtos específicos com códigos de barras específicos. Assim, outros fatores que devemos olhar para obter o máximo de produtividade nas operações são:

    • Quais leitores funcionam em meu Sistema?
    • O Código de barras que pretendo ler é muito pequeno?
    • Qual leitor indicado para baixa iluminação no ambiente?
    • O Código de barras está muito longe do operador?
    • O leitor necessita estar Fixo ou pode ser um Leitor de Pistola com suporte?
    •  Necessito de um Leitor Sem Fio para uma maior locomoção no ambiente?
    • Qual o tipo de conexão (USB, PS2 ou Serial) que gostaria de usar?

    Essa são algumas perguntas que deve-se fazer a fim de buscar a melhor opção de leitores, e para todas essas perguntas, existem variações de leitores que atendem todas as necessidades. Portanto, faça o máximo de perguntas a fim de filtrar apenas os melhores leitores ao seu comércio.

    Leitura de Boleto Bancário:

    Com uma demanda cada dia maior, necessita-se de uma maior automação nas operações de pagamentos de boletos bancários e hoje, muitos Internet Banking já possuem compatibilidade com os leitores mas nem sempre esses leitores possuem compatibilidade com os boletos bancários. 

    Por padrão, a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) padronizou o código de barras dos boletos bancários a fim de se manter uma melhor visualização e compatibilidade. Assim, os Boletos bancários utilizam o código de barras do tipo ITF-14 (Código 1D) também conhecido como Intercalado 2 de 5 mas que especificamente para os Boletos Bancários esse código terá 44 dígitos mais os verificadores tornando assim um código com uma largura muito acima dos códigos de produtos.

    Antes de adquirir um leitor de códigos de barras para a leitura de Boleto Bancário, deve-se observar se ele possui a configuração para FEBRABAN visto que nem todos, ainda mais leitores importados, não possuem esse tipo de configuração. Essas informações você consegue na página do produto no site do fabricante e/ou questionando o revendedor. Lembramos também antes de realizar a leitura dos boletos deve-se fazer a configuração para que o leitor possa decodificar pois a leitura de boleto bancário nem sempre vem de fábrica como a leitura de produtos em leitores do tipo pistola.

    Temos alguns modelos em nosso site que atendem esse tipo de leitura, você pode verificar os Leitores de Boleto.

    Leitura de DANFE:

    Hoje, a maioria dos estabelecimentos utiliza códigos de barras para agilizar e automatizar as tarefas diárias, como o controle de estoque, em panificadoras, área da saúde, varejo e vários outros setores assim como pagamento de contas via boletos bancários e outros documentos como a DANFE.

    A DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) não é uma nota fiscal, nem a substitui, servindo apenas como instrumento auxiliar para consulta da NF-e, pois contém a chave de acesso da Nota Fiscal Eletrônica. Assim as DANFE utilizam como padrão referencial o tipo de código de barras CODE-128C (1D) mas com uma estrutura própria e por isso, como todos os leitores estão configurados para códigos do tipo padrão para produtos, no caso das DANFEs, será necessário verificar se o leitor de código de barras consegue ler esse tipo de código e essas informações devem ser questionadas junto ao fabricante do modelo e/ou revendedor.

    Leitura em Monitores e Telas Smartphones

    Com a era da informatização, a necessidade dos documentos como Boleto Bancários no meio digital foi crescendo e assim gerou-se necessidades da leitura desses códigos de barras dentro desse mundo virtual e por isso, muitos consumidores estão necessitando de leitores que leem documentos em telas de computadores, celulares, tablets e etc. Mas nem todos os leitores conseguem fazer esse tipo de leitura.

    Como vimos acima, os leitores CCD e Laser possuem tecnologias que não são indicadas para ler em telas pois os CCD necessitam da reflexão da luz para interpretação do código e como as telas, mesmo em áreas negras emitem luzes, terá problemas na decodificação. Já os leitores Laser possuem em sua estrutura um laser que oscila e essa oscilação junto com a taxa de atualização das telas no geral, trará conflito na hora da leitura. Indicamos o modelo Honeywell Xenon 1950g pra realizar a leitura em tela.

    Portanto, o tipo de Leitor mais indicado à leituras em Telas é do tipo Imager. Mas nem sempre todos os leitores desse tipo podem ler aquilo que deseja, por isso, além de encontrar o leitor do tipo certo, necessita verificar o tipo de código a ser lido pois se for código de Boletos Bancários, esse leitor Imager necessita também uma configuração para Boleto Bancário como mencionado acima. 


    Impressoras de Etiquetas e Código de Barras

    Argox OS-214 PlusAs impressoras de etiquetas são extremamente versáteis e podem atender o usuário de diferentes maneiras. Podem imprimir desde simples textos, até gráficos, logos personalizadas e todos os tipos de código de barras do mercado, inclusive, os bidimensionais 2D – QR Code.

    Normalmente, são utilizadas em negócios de escritório ou varejo para impressão de rótulos e etiquetas para produtos e embalagens. Existem diversos modelos disponíveis no mercado e são classificadas de acordo com o tamanho: pequeno, médio e grande porte. A escolha vai depender da necessidade e demanda do cliente. A Argox OS 214, por exemplo, é uma impressora de pequeno porte, porém, com características avançadas: imprime em alta velocidade diferentes modelos de códigos de barras disponíveis no mercado.

    Há dois modelos de impressão diferentes: térmica direta e transferência térmica. No primeiro, a cabeça de impressão aquece o papel, nos locais por onde o calor passa, a folha escurece e produz a imagem. No segundo, a impressora utiliza o Ribbon, que é uma espécie de fita onde fica armazenada a tinta que será transferida para o papel. Algumas impressoras podem imprimir das duas formas, é o caso da Impressora de Etiquetas Zebra ZD220.

    As impressoras de Etiquetas possuem em sua maioria uma versão do Software de edição de etiquetas o qual lhe dispõe de uma infinidade de edição sendo possível criar o código de barras do formato que deseja e além disso adicionar outras informações e até se comunicar com seus sistema, automatizando ainda mais seu processo gráfico. 

    Conclusão:

    Como deu para perceber, são muitas as possibilidades e as implementações que podem ser feitas com os Códigos de Barras. Com intuito de automatizar processos mais trabalhosos e evitar erros humanos, este tipo de tecnologia, principalmente os códigos de barras 2D, vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de automação.

    Os códigos bidimensionais (2D) são adotados por uma variedade crescente de tipos de comércios, nas indústrias e em serviços por sua capacidade alta de armazenamento de informação e redução no tamanho do código. Um exemplo é o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que incluiu, em 2014, nas Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) um QR Code. Desta forma, os agentes de trânsito podem consultar os dados contidos nos documentos com o uso de um simples aplicativo no celular ou um leitor específico, o que resulta em um aumento da segurança e reduz a possibilidade de fraude. Além disso, são utilizados em medicamentos, a fim de auxiliar o farmacêutico nas questões de prazo de validade e informações técnicas de cada medicamento.

    Hospitais também estão utilizando do código 2D nas pulseiras dos pacientes para auxiliar os médicos e enfermeiros, que, com um simples leitor, têm acesso ao prontuário e outras informações pertinentes.

    Por fim, entender sobre o que é o código de barras assim como as diferenças entre os códigos, os leitores, as variedades no tipo do uso, são essenciais para que você economizar ao adquirir esse tipo de produto mas ao mesmo tempo intensificar sua produtividade da melhor forma possível, gerando mais retorno financeiramente e mercadologicamente e isso, além de estar atento às inovações do mercado e estar sempre um passo a frente.

    Quer entender mais sobre o universo da automação, os códigos de barra e leitores ideais? Navegue em nosso blog e acompanhe as postagens!

    Avaliações e Comentários

    Adicionar Avaliação e Comentário
    17/11/2016

    Jeferson: Muito bom esse texto, principalmente na explicação dos leitores. Só achei que o texto também deveria conter mais informações sobre os códigos de barras em si. Muito obrigado.

    Este comentário foi útil?

    25 9
    10/07/2017

    Rafael: Muito bom esse artigo! estou pensando em abrir um negócio mas não tinha ideia do que é e como utilizava um código de barras. Parabéns.

    Este comentário foi útil?

    18 5
    16/08/2017

    Natália: Estava bem perdida com esses negócios de código de barras, agora tenho uma luz rs. Obrigada.

    Este comentário foi útil?

    14 4
    01/02/2020

    Jorge Salles: Eu entendo que o EAN 13 é para produtos finais no ponto de venda, ou seja, o que o consumidor manuseia, escolhe. Mas tenho duvida, pensando em estoque e montagem do produto final, qual seria o codigo a ser utilizado em componentes do produto final? E nas embalagens? Elas teriam de ter um codigo de componente do produto final e outro como produto final em si? Seriam todos os códigos EAN 13 mesmo?

    03/02/2020Equipe Bz Tech: Olá Jorge! Veja os códigos serão utilizados no produto finalizado, e poderão também ser utilizados na embalagem por ser o produto em si. Em relação há padronização dos componentes internos infelizmente não seria te informar, sugerimos contato com a GS1 (https://www.gs1br.org/) eles vão conseguir te ajudar melhor nessa questão. Qualquer outra dúvida nos avise.

    Este comentário foi útil?

    4 0
    04/12/2018

    Alexandre Jose de Moura: A parte comercial está bem intendida, contudo estou a procura de informações de padrão de código de barras de boletos bancários e contas como a de energia (LIGHT e AMPLA, aqui no Rio de Janeiro), água (CEDAE, aqui no RJ) bem como várias outras faturas de telefonia celular, NET, SKY, planos de saúde, tarifas de prefeituras, enfim, procuro informações sobre um bom leitor óptico (com bom custo x benefício) que seja capaz de ler esses códigos de barra para uso caseiro e que nos possibilite pagar nossas contas pela Internet Banking com muito mais agilidade e eficiência.

    Este comentário foi útil?

    3 2
    Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Para mais informações consulte nossa Política de Privacidade
    Compre pelo WhatsApp
    Bz Tech
    Aguarde...
    Loading