A competitividade no setor da panificação e confeitaria é sempre alta e acirrada, devido aos inúmeros estabelecimentos nesse serviço. Sendo assim, qualquer detalhe pode fazer diferença na hora de fidelizar um cliente. A agilidade e a qualidade no atendimento, sem perder tempo e com uma boa administração, são fundamentais para o negócio dar certo.
Para que tudo isso aconteça de forma sincronizada, é indispensável o investimento em automação comercial. Listamos alguns equipamentos que vão ajudar a impulsionar o seu comércio e aumentar a sua lucratividade.
Passo 1 - Informatizar!
Criar um banco de dados com cadastros de funcionários, departamentos e produtos para consultas futuras. Isso vai ajudar na emissão de relatórios, monitoramento e criação de estratégias que podem levar a decisões mais rápidas e corretas, fundamentadas em informações reais.
Para isso, será necessário o uso de um bom computador, com grande capacidade de armazenamento, memória, que possa ser utilizado por longos períodos e claro que não ocupe muito espaço. Conheça nossas opções de Mini PC e computadores para PDV. Compacto e de alto rendimento, ele pode ser utilizado pelo administrativo ou pelo caixa.
Passo 2 - Equipar!
Balanças são indispensáveis para panificadoras e confeitarias e a Balança Elgin SA110 foi fabricada com alta tecnologia e dentro dos padrões de qualidade ISO 9001. Um dos equipamentos mais resistentes no mercado, ele tem autonomia para funcionar por até 140 horas seguidas sem ligar na tomada.
A utilização de cartões com códigos de barras também será de grande importância para que tudo funcione de forma sincronizada e rápida, podendo ser entregue ao cliente no momento do pedido ou na entrada do estabelecimento. Para registrar o que for consumido no local, um microterminal como o Bematech FIT Básico ajuda no ganho de tempo, principalmente se houver preparação de lanches na hora. Esse equipamento manda automaticamente o pedido para a cozinha e, na hora de pagar a conta, basta apresentar o cartão no caixa.
O caixa é um dos pontos mais delicados de qualquer comércio, pois é onde são armazenadas as informações mais valiosas do estabelecimento. Nos horários de pico, geralmente há formação de filas para realizar o pagamento e, se o atendimento não for rápido, preciso e de qualidade, o cliente pode não voltar mais. Uma gaveta de dinheiro automática é um item básico em qualquer caixa, e a Elgin EG-60B é ideal para todo tipo de automação. Em um PDV, o equipamento vai atender muito bem as demandas de uma panificadora ou confeitaria.
O cartão onde foram registrados todos os pedidos será entregue no caixa no momento de pagar a conta. Para o operador ter acesso ao que foi consumido, ele vai precisar de um leitor de código de barras, como o Honeywell Eclipse MS 5145, que vai ler o cartão com rapidez e precisão. Como, provavelmente, o cliente vai pagar a conta utilizando cartão (débito ou crédito), um PinPad é item básico se você não quiser perder cliente, já que muita gente desiste da compra quando o estabelecimento só aceita dinheiro. O PinPad para TEF Gertec PPC910 é o mais vendido no Brasil, produzido com rigoroso controle de qualidade e alta velocidade de processamento.
Passo 3 - Conta paga!
Para a emissão do comprovante da Nota Fiscal do Consumidor Eletônica - NFCe, as impressoras i9 da Elgin e a Bematech MP-4200 tem velocidade de impressão, guilhotina para corte de papel.
Investir em automação comercial significa aumentar a produtividade, os lucros e ganhar tempo, agilidade e economia. O trabalho se torna mais fácil, dinâmico e os clientes ficam mais satisfeitos e fiéis, seja na panificadora, confeitaria, cafeteria, restaurante ou qualquer outro comércio.
Quer saber mais sobre como automatizar seu negócio? Veja nosso post com 9 dicas para obter sucesso nesta etapa.