Cadastre-se Login Meus Pedidos
Central de Atendimento

Central de Atendimento

E-mail:
  • Curitiba: (41) 4063-8482
  • São Paulo: (11) 4063-7935
  • Rio de Janeiro: (21) 4063-7366
  • Belo Horizonte: (31) 4063-7488
  • Porto Alegre: (51) 4063-8791
  • Recife: (81) 4062-8076
  • Florianópolis: (48) 4052-8227
  • Brasília: (61) 4063-9379
  • Fortaleza: (85) 4042-0854
  • Salvador: (71) 4062-8561
  • Vitória: (27) 4062-9244
  • Campo Grande: (67) 4063-9504

Horário de atendimento das 9h às 12h e das 13h às 18h.

Icone WhatsappWhatsApp: (41) 9 9233-7949
Minha Conta
Login Novo Usuário?
Cadastre-se aqui.
Categorias
Compartilhe

Saiba como funcionam os Códigos 2D ou QR Code

Saiba como funcionam os Códigos 2D ou QR Code

Os códigos de barras 2D, também chamados de QR Code, já fazem parte do nosso cotidiano. Com a capacidade de armazenar uma grande quantidade de dados em um pequeno espaço, o QR Code é a evolução do código de barras 1D linear. Saiba aqui o que é QR Code, como funcionam os códigos 2D, quais as principais diferenças para o código de barras 1D e quais os benefícios dessa ferramenta.

 

O que é código de barras 2D?

Leitura de QR Code com celular Criados no Japão no ano de 1994, os códigos 2D são símbolos bidimensionais capazes de armazenar uma grande quantidade de informação em um espaço reduzido. Eram originalmente utilizados na indústria automobilística para catalogar os componentes dos automóveis; mas hoje, são encontrados em produtos, ações publicitárias, passagens aéreas, no mercado imobiliário e em muitos outros locais. Apenas para um comparativo, os códigos 1D armazenam em média 50 caracteres, os códigos 2D chegam a armazenar mais de 7000 caracteres numéricos, 4000 caracteres alfanuméricos, mais de 2900 caracteres binários (bytes) e mais de 1800 kanjis (alfabeto japonês).
Esta gritante diferença existe, pois a forma de leitura dos códigos é bem diferente. Enquanto um código 1D é lido em forma de uma linha (linear), os 2D (QR Code) precisam ser lidos por inteiro, como uma única imagem. Outra característica interessante dos códigos 2D é a redundância de dados na qual várias partes do código se repetem, tornando possível que o leitor faça a leitura ainda que o código esteja danificado. Isso torna possível, em alguns tipos de códigos, a leitura completa de códigos que perderam até 30% das suas informações.

Diferenças entre os códigos 1D e 2D

Para entender melhor o que é QR Code, é necessário compará-lo com o código de barras linear, o mais comum de todos, utilizados nos produtos dos supermercados, por exemplo.

Uma importante diferença entre estes códigos de barras é com relação à leitura. Os códigos de barras 1D são constituídos apenas por barras brancas e negras. Assim, um feixe de laser que incida na horizontal nesse código irá gerar um padrão binário no qual o software do leitor ou smartphone irá traduzí-lo em informação para o usuário, como o preço de um produto, por exemplo. Por outro lado, os códigos de barras 2D, por serem bidimensionais, necessitam de dois feixes do laser: um na horizontal e outro na vertical, para obter mais informações. Quando se trata de uma câmera como smartphones e tablets e leitores 2D, a análise e conversão do código é feita exclusivamente via software onde ele irá obter a imagem e analisar de diversas maneiras.

Diferença Leitura 1D e 2D QR Code

Tipos de Código de Barras 2D

Veja abaixo os principais tipos de códigos de barras 2D do mercado.

QR Code - Código de BarrasQR Code - O mais famoso dos códigos de barras 2D, utilizado em diversos lugares como produtos, revistas, peças publicitárias, etc. Capaz de armazenar uma grande quantidade de caracteres e codificar e-mail, URL, contato telefônico entre outros.
Datamatrix - Código de BarrasDatamatrix - Mais encontrado na indústria, esse código de barras possui a característica de armazenar grande quantidade de informação em um micro espaço. Utilizado em peças e componentes eletrônicos, principalmente.
PDF147 - Código de BarrasPDF147 - Com uma das maiores capacidades dos códigos de barras 2D, mas não muito compacto, esse tipo de código é utilizado em grande escala em ambientes de logistica e governamentais.
Aztech - Código de BarrasAZTEC - Com grande "resistência", esse código 2D apresenta uma facilidade na leitura e se adequa a baixas resoluções. Utilizado em companhias aéreas, tickets, etc.

Evolução com mais informação

São muitas as possibilidades e implementações que podem ser feitas com os Códigos de Barras 2D, com intuito de automatizar processos mais trabalhosos evitando erros humanos. Devido à capacidade maior de armazenamento de informações, os códigos bidimensionais estão sendo adotados por diferentes tipos de comércios, indústrias e serviços. Um exemplo é o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que incluiu o código QR Code nas Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH). Dessa forma, os agentes de trânsito podem consultar os dados contidos nos documentos com o uso de um simples aplicativo no celular ou um leitor específico, resultando no aumento da segurança e reduzindo a possibilidade de fraude. Além disso, hoje temos medicamentos com esses códigos, a fim de auxiliar o farmacêutico nas questões de prazo de validade como também informações técnicas de cada remédio. Da mesma forma, hospitais estão utilizando o código 2D nas pulseiras dos pacientes para auxiliar os médicos e enfermeiros, que, com um simples leitor, têm acesso ao prontuário e outras informações como entrada e saída desses pacientes.

Leitores 2D (QR Code)

Com tantas diferenças entre os códigos 2D e 1D, fica evidente que o processo de leitura não pode ser o mesmo. Por isso, os leitores também precisam oferecer outra tecnologia para ler tais códigos. Os leitores Area Imager, também chamados apenas de Imager ou Leitores 2D, não usam um feixe de luz em uma linha horizontal, mas sim uma leitura completa da imagem através de uma câmera dentro do leitor que envia informações para o computador ao qual está conectada.

A leitura por câmeras também torna possível fazer a leitura em telas de celulares, notebooks ou tablets. E são os únicos leitores capazes de fazer isso com códigos 2D. Conheça os principais modelos que usam desta tecnologia: 

 


Dúvidas?

Está em busca de um equipamento que ofereça tranquilidade para trabalhar com o QR Code e o código de barras tradicional? Entre em contato com a Bz Tech para tirar suas dúvidas.

Avaliações e Comentários

Adicionar Avaliação e Comentário
06/06/2017

Carlos: Quanto mais tecnologia melhor, isso mesmo, porem tem que ser com segurança e para isso eu utilizo um leitor simples seguro.

Este comentário foi útil?

7 1
Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Para mais informações consulte nossa Política de Privacidade
Compre pelo WhatsApp
Bz Tech
Aguarde...
Loading