Cadastre-se Login Meus Pedidos
Central de Atendimento

Central de Atendimento

E-mail:
  • Curitiba: (41) 4063-8482
  • São Paulo: (11) 4063-7935
  • Rio de Janeiro: (21) 4063-7366
  • Belo Horizonte: (31) 4063-7488
  • Porto Alegre: (51) 4063-8791
  • Recife: (81) 4062-8076
  • Florianópolis: (48) 4052-8227
  • Brasília: (61) 4063-9379
  • Fortaleza: (85) 4042-0854
  • Salvador: (71) 4062-8561
  • Vitória: (27) 4062-9244
  • Campo Grande: (67) 4063-9504

Horário de atendimento das 9h às 12h e das 13h às 18h.

Icone WhatsappWhatsApp: (41) 9 9233-7949
Minha Conta
Login Novo Usuário?
Cadastre-se aqui.
Categorias
Banner Zebra Essentials
Compartilhe

Ribbons: o que são e quais as suas utilidades

Ribbons: o que são e quais as suas utilidades

O Ribbon, também chamado de fita de transferência térmica – Thermal Transfer Ribbon, o TTR – é a matéria-prima das impressoras térmicas. Trata-se de uma película plástica revestida com tinta, que, ao ser aquecida, transfere as informações para variados tipos de papéis, filmes, adesivos e até mesmo cartões. De certo modo, os ribbons representam o toner das impressoras convencionais, ou seja, o suprimento usado na impressão de códigos de barras 1D ou 2D (QR Code), logotipos e gráficos.

Tecnologia considerada segura e de baixa manutenção, os ribbons podem ser usados em vários tipos de impressoras para diversas aplicações. Os ribbons podem ser revestidos de cera, de resina ou uma mistura entre os dois – o uso do material depende do tempo que a impressão precisa durar, qual o tipo de papel ou filme, a resistência a agentes químicos, a altas e baixas temperaturas, entre outros critérios. Quando a escolha dos ribbons e do material das etiquetas é acertada, a impressão é muito mais duradoura e com maior qualidade. Além disso, o ribbon protege a cabeça de impressão das impressoras., pois evita o contato direto com o papel ou com o filme. Entenda, abaixo, a diferença entre os ribbons e suas aplicações mais comuns:

Ribbon de Cera

É um dos materiais com a melhor condição de derretimento, pois precisa de temperaturas mais baixas para fazer as impressões. O custo de manutenção é menor e exige menos da cabeça de impressão, o que garante uma vida útil maior para o equipamento. Por outro lado, a baixa aderência do ribbon oferece uma durabilidade menor das informações, quando comparado aos ribbons de resina e o misto. Por isso, o ribbon cera é mais indicado para impressões de tag de gôndola de supermercados, códigos de barras, produtos que não tem contato com umidade ou produtos químicos, como caixas que ficam em prateleiras de estoques.

Ribbon de Resina

O Ribbon de Resina oferece a melhor qualidade e resistência, pois tem alta aderência em materiais como filmes ou de base especial. Além disso, costuma ter alta qualidade e durabilidade das impressões, resistente até mesmo a produtos químicos, água e exposição solar. Ao contrário da cera, sua manutenção e seu valor são mais elevados do que os outros materiais usados nos ribbons.

Indicado para a impressão de etiquetas em que as informações precisam durar muito mais. Como em itens de controle de patrimônio, etiquetas em rótulos de produtos, entre outros. As impressões com ribbon de resina são capazes de suportar até mesmo atrito e arranhões, desde que o material da etiqueta seja adequado, normalmente, a etiqueta é de filme BOPP.

Ribbon misto

O Ribbon Misto é uma mistura entre a qualidade da resina e a funcionalidade da cera. É feito com 50% de resina e 50% de cera, assim, precisa de maior temperatura do que o ribbon de cera, mas a temperatura é menor do que a necessária para o ribbon resina. As impressões vêm com mais qualidade do que as feitas com ribbon de cera, mas são piores do que as de resina. Estes ribbons são ideais para impressões de resistência média, como papéis, rótulos e etiquetas que precisam resistir a água, mas não a produtos químicos.

Outros Ribbons

Os Ribbons que citamos até aqui são os ribbons para impressoras de etiquetas, mas existem outros tipos de ribbons, que são os ribbon para impressora de cartões, que fazem impressões em cartão PVC. Eles são divididos em várias categorias e são usados para fazer crachás, cartões de identificação, cartões de transação financeira, cartões fidelidade, de acesso, entre muitos outros. A nomenclatura dos ribbons da impressora de cartão é feita da seguinte forma: YMCK, YMCKO (YMCKT), YMCKOK (YMCKTK) e o filme de transferência, que não é necessariamente um ribbon, mas é necessário para fazer a impressão de alguns tipos de cartões.

Ribbon YMCK

O Ribbon YMCK vêm com as quatro cores padrão de impressão (YMCK - Amarelo, Magenta, Ciano e Preto, em inglês). Fazem a impressão de cartões coloridos e é necessário que o cartão passe pelo menos 4 vezes pelo ribbon, para imprimir cada camada de cor. A impressão fica com qualidade fotográfica, com cores bem definidas.

Ribbon YMCKO (YMCKT)

Os Ribbons YMCKO (YMCKT) também vêm com as quatro cores padrão de impressão, porém vêm com uma quinta camada, que é chamada de “overlay” por alguns fabricantes ou “top cover” por outros, mas são apenas sinônimos. Essa quinta camada é uma camada plástica que cobre e mantém a impressão protegida. Assim, as cores do cartão duram mais e ficam nítidas por muito mais tempo.

Ribbon YMCKOK (YMCKTK)

O Ribbon YMCKOK (YMCKTK) também vem com as 5 camadas do ribbon YMCKO, porém vem com uma sexta camada da cor preta. Essa sexta camada serve para fazer impressões em Impressoras de Cartão Dupla Face. Após passar as quatro cores pelo cartão e a quinta camada de proteção, a impressora ainda imprime o verso em preto na mesma impressão. Normalmente, essa última camada é usada para fazer a impressão dos códigos de barras no verso.

Filme de Transferência

O Filme de Transferência é para outro tipo de impressão que algumas impressoras são capazes de fazer, a impressão por retransferência ou também chamada de transferência reversa. A impressão é feita da seguinte forma: o ribbon com as 4 cores imprime em uma fita plástica, depois, o cartão passa por este filme, que é colado no cartão ao ser aquecido. Isto garante uma impressão muito mais nítida, com cores mais vivas e uma impressão sem bordas brancas. É o ideal para cartões com chip (smart card), pois a impressão adere por completo, sem deixar uma moldura em volta do chip. É o método usado para cartões que precisam durar por mais tempo, como cartões de crédito, débito, entre outros.

Dúvidas, Críticas ou Sugestões?

Se após ler este artigo ainda tiver dúvidas a respeito de ribbons, acesse o nosso Guia - Ribbons, um guia bem completo com todas as informações que você precisa sobre ribbons. Porém, se ainda tiver dúvidas, pode sempre entrar em contato com um dos nossos consultores. Será um prazer ajudar.
Caso tenha críticas ou sugestões com relação ao conteúdo, por favor, utilize a seção de comentários aqui embaixo.

Avaliações e Comentários

Adicionar Avaliação e Comentário
19/01/2018

Matheus: Finalmente entendi o que sao ribbons! obrigado.

Este comentário foi útil?

15 0
27/11/2018

Jessica Pereira: Ótimo post parabéns! Me ajudou muito a elucidar esse mundo dos ribbons! muito obrigado!

Este comentário foi útil?

6 1
21/03/2023

willy Cristiano: Boa tarde. Pode me informar qual o Ribbon correto para IMPRESSORA PC42T PLUS, MARCA HONNEYWELL. Obrigado.

21/03/2023Equipe Bz Tech: Para a Impressora PC42t é necessário um rolo de ribbon que tenha largura de 25,4mm até 109,2mm (padrão 110mm) e esse rolo tenha um diâmetro máximo de 68mm e o diâmetro interno do rolo 0.5"/12,7mm (padrão 75m)

Este comentário foi útil?

0 0
Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Para mais informações consulte nossa Política de Privacidade
Compre pelo WhatsApp
Bz Tech
Aguarde...
Loading