Menu
* PREÇO DOS PRODUTOS:

Você está visualizando preços para: EMPRESA COM INSCRIÇÃO ESTADUAL Estado: SÃO PAULO - CLIQUE PARA ALTERAR

Ribbons: o que são e quais as suas utilidades

Ribbons: o que são e quais as suas utilidades

Entenda como funcionam os ribbons para impressora de etiquetas e código de barras e entenda quais suas diferenças entre ribbon de cera, resina e misto.

As chamadas fitas de transferência térmica – Thermal Transfer Ribbon, o TTR – são matérias-primas das impressoras térmicas. Trata-se de uma película plástica revestida com tinta, que, ao ser aquecida, transfere as informações para variados tipos de papéis, filmes e até mesmo adesivos. De certo modo, os ribbons representam o toner das impressoras convencionais, ou seja, o suprimento usado na impressão de códigos de barras ou bidimensionais, logotipos e gráficos.

Tecnologia considerada segura e de baixa manutenção, ela pode ser aplicada em uma ampla gama de segmentos. Os ribbons podem ser revestidos de cera, de resina ou uma mistura entre os dois – o uso do material depende das especificações de impressão, como o tipo de papel ou filme, a resistência, a existência de agentes químicos, entre outros critérios. Quando a relação entre a impressora e o ribbon é feita de forma adequada, garante-se mais qualidade e segurança nas impressões.

Entenda, abaixo, a diferença entre os ribbons e suas aplicações mais comuns:

Ribbon de cera

É um dos materiais com a melhor condição de derretimento, exigindo temperaturas mais baixas para a impressão. O custo de manutenção é menor e conta com uma vida útil prolongada em função de menos exigência por parte da impressora. Por outro lado, sua baixa aderência resulta em uma durabilidade menor na comparação com a resina e a mista.

Indicado para impressões de gôndola de supermercados ou códigos de barras, superfícies que não têm muito contato com a imagem.

Ribbon de resina

Oferece a melhor qualidade e resistência, com alta aderência para materiais como filmes ou de base especial. Além disso, costuma ter alta qualidade e durabilidade das impressões, sendo resistente até mesmo a produtos químicos, água e exposição solar. Ao contrário da cera, sua manutenção e seu valor são mais elevados do que os outros materiais usados nos ribbons.

Indicado para impressão de etiquetas para controle de patrimônio e itens de longa duração, resistindo até mesmo a arranhões.

Ribbon misto

Trata-se de uma mistura entre a qualidade oferecida pela resina e a funcionalidade da cera, resultando em uma aderência média. Conta, em média, com 50% de resina na composição, exigindo uma impressora que produza mais calor do que na impressão à base de cera e tendo um custo mais elevado também. As impressões têm mais qualidade do que a cera, mas estão em um patamar abaixo da resina.

Indicado para aplicações que exijam média resistência, sendo útil para impressão em papéis, rótulos e etiquetas que devem resistir ao contato com a água.

Na Bz Tech, é possível encontrar diversas impressoras e ribbons coloridos ou em preto e branco, como pode ser visto neste link. Equipamentos usados, sobretudo na impressão de cartões, crachás e de etiquetas, contam com algumas especificações distintas.



Avaliações e Comentários

Adicionar Avaliação e Comentário

* Visualizando preços para EMPRESA COM INSCRIÇÃO ESTADUAL - SÃO PAULO. Alterar

Meu Carrinho
0
Aguarde...
Loading