Menu
* PREÇO DOS PRODUTOS:

Você está visualizando preços para: EMPRESA COM INSCRIÇÃO ESTADUAL Estado: SÃO PAULO - CLIQUE PARA ALTERAR

Guia ribbons

Guia: Ribbons

As impressoras térmicas são equipamentos muito utilizados na automação comercial das empresas. Esses equipamentos podem fazer o processo de impressão de duas formas: com transferência térmica direta ou com transferência térmica. Este guia trata do segundo processo, pois a transferência térmica só pode ser realizada com Ribbons.

Use a tabela de conteúdo para encontrar os assuntos que precisa com mais facilidade. Fique à vontade para pular alguns tópicos, ir direto aos que são do seu interesse, e tenha uma boa leitura.


1. O que são ribbons?

Os Ribbons (TTR - Thermal Transfer Ribbon - Fita de Transferência Térmica) nada mais são do que fitas que contém tinta termossensível, que ao serem aquecidas, liberam a tinta na superfície que irão imprimir. A responsável pelo aquecimento dos ribbons é a cabeça de impressão, tanto nas impressoras de etiquetas quanto nas impressoras de cartão PVC ou crachá.

O processo de impressão com ribbons acontece da seguinte forma (nas impressoras de etiquetas): a cabeça de impressão aquece nos pontos que deverão ser impressos, o ribbon passa junto com a etiqueta pela cabeça de impressão e as informações são gravadas na etiqueta. No ribbon fica impresso um negativo da impressão e, por isso, o ribbon precisa ser descartado, já que não é possível reaproveitá-lo. Um lado do ribbon é preenchido com a parte termossensível e o outro com uma película de silicone, para proteger e também dissipar calor.

2. Tipos de Ribbon

Existem vários tipos de Ribbons hoje no mercado. Os mais comuns são os ribbons: cera, resina e misto. Existem também os ribbons para impressoras de cartão PVC, que são os ribbons: CMYK, CMYKO, CMYKOK, Ribbon Laminador e também os filmes de transferência, que não são ribbons propriamente ditos, mas agem em conjunto com os ribbons para fazer um processo de impressão.

Agora que você já sabe quais são os ribbons existentes, uma dúvida natural é: "para que cada um deles serve?" e a resposta vem a seguir.

Ribbon Cera

O Ribbon Cera é o tipo mais barato de ribbon que existe hoje no mercado. A cera é o tipo de impressão que demanda a menor temperatura da cabeça de impressão e oferece uma impressão de qualidade com baixo custo. A impressão com ribbon cera não é indicada para etiquetas adesivas de filme BOPP (Polipropileno Biorientado), mas para papel transtérmico ou couchê. Por ser indicado para impressão em papel, também não é recomendado que use este tipo de ribbon em etiquetas que irão entrar em contato com água, calor, atrito, altas e baixas temperaturas ou etiquetas que precisam ser congeladas. São excelentes para produtos de alto giro nas gôndolas e que não são expostos ao atrito durante o transporte.

Em papéis mais porosos, a cera do ribbon deve ser mais mole, assim, a tinta se fixa por absorção. Já nos papéis mais lisos, a cera deve ser mais dura e será passada por simples fixação na superfície.

Ribbon Resina

O Ribbon Resina é o tipo de ribbon que oferece a melhor impressão para impressoras de etiquetas. Utilizado em filmes sintéticos, como o BOPP, a impressão do Ribbon Resina oferece excelente aderência, resistência a atrito, água, vários tipos de solventes e é indicada para etiquetas que entrarão em contato com superfícies gordurosas ou que irão para temperaturas muito baixas, inclusive de congelamento. Ou seja, os ribbons resina são excelentes para impressões que precisam durar muito tempo.

Ribbon Misto

Unindo a versatilidade do ribbon resina com a economia do ribbon cera, as fabricantes criaram o Ribbon Misto. Este tipo de ribbon é um intermediário entre os outros dois. É mais indicado para impressões que precisam durar uma certa quantidade de tempo e principalmente para etiquetas que sofrem com atrito durante transporte e manuseio dos produtos. As etiquetas impressas com ribbon misto podem entrar em contato com água, mas não com solventes e também não são indicadas para etiquetas que irão ser congeladas. É possível usar os ribbons mistos tanto em papel couchê quanto filmes sintéticos.

Ribbons Impressoras de Cartão

Já para os Ribbons das Impressoras de Cartão, existem algumas denominações diferentes, mas o procedimento de impressão é bem parecido. Quando você se deparar com Ribbon CMYK, CMYKO ou CMYKOK, não se assuste, a diferença entre eles é bem simples de entender.

E se tiver alguma dúvida a respeito das impressoras de cartão, nós temos um guia bem completo sobre elas aqui no site da Bz Tech.

A sigla CMYK diz respeito às cores do ribbon (Ciano, Magenta, Amarelo e Preto), bem parecido com as impressoras a laser ou jato de tinta. Cada camada do ribbon contém uma cor e o cartão passa pelo menos 4 vezes pela cabeça de impressão para que saia com as cores devidamente impressas. Então, quando um ribbon vem com a denominação: CMYKO, significa que ele vem com as 4 cores e mais uma camada plástica de proteção, também chamada de Overlay, que garante que a tinta da impressão esteja mais protegida. Por fim, o ribbon chamado de CMYKOK vem com as 4 cores e a camada overlay, porém, ainda vêm com uma sexta camada de preto. Mas por quê? Eles existem para que sejam utilizados em impressoras dupla face, pois após a impressão da frente do cartão, o verso é impresso em preto, para um código de barras, por exemplo.

Ribbon Laminador

Além das 6 camadas que podem ser utilizadas no seu cartão ou crachá PVC, ainda é possível usar outro tipo de ribbon: o Ribbon Laminador. Esse ribbon é uma fita transparente que reveste o cartão. A impressora de cartão precisa ser equipada com um laminador, que irá aquecer o ribbon e revestir todo o cartão com a camada plástica. Isto protege o cartão de atrito, perda de cor, água, aumenta a resistência a rasgos, entre outros benefícios.

Filme de Transferência

Filme de Transferência

O filme de transferência faz um processo chamado de retransferência nas impressoras de cartão. O processo de impressão usando este filme é um pouco diferente. O ribbon passa pela cabeça de impressão e libera a tinta, mas esta não irá diretamente para o cartão. Primeiro, a impressora irá imprimir as quatro cores no filme de transferência, que nada mais é do que um filme plástico transparente. Depois, a impressora utiliza o filme plástico para envolver o cartão com as informações impressas e usa o calor para que a camada fique bem colada no cartão. Esse tipo de impressão garante uma impressão com cores mais vivas, com mais qualidade e sem bordas brancas. Além disso o processo de retransferência é o ideal para smart cards (com chips), pois se encaixam perfeitamente sem deixar bordas nos espaços dos chips.

3. Dimensão Externa

Existem dois tipos de tubetes (ribbon core) nos ribbons de impressoras de etiquetas. Os tubetes de uma ou de meia polegada, mas qual a diferença? Os tubetes de meia polegada suportam ribbons com diâmetro externo menor, como 74, 75, 90, 91 e 110 metros. Já nos tubetes de uma polegada, o diâmetro externo dos ribbons aumenta bastante, o que faz com que estejam disponíveis em: 300, 360, 450 até 600 metros.

Mas então, como escolher?

Para escolher o ribbon é muito simples. A sua impressora já mostra nas especificações qual é o tipo de tubete que usa e qual é a dimensão externa ideal para o modelo. Basta procurar os ribbons de acordo com o tamanho do ribbon core e também com o diamêtro externo especificado.

Lembre-se: o ribbon precisa cobrir toda a extensão da cabeça de impressão para protegê-la

4. Tintamento Externo ou interno? (CSO ou CSI?)

Ao analisar as especificações da sua impressora ou quando estiver procurando ribbons para comprar, poderá se deparar com as siglas: CSO e CSI, mas o que isso significa? As siglas nos nomes dos Ribbons CSO (Coated Side Out) e CSI (Coated Side In) dizem respeito ao lado que a tinta fica no ribon, no CSO, ela fica na parte de fora, no CSI, a tinta fica na parte de dentro. Algumas impressoras utilizam CSO e outras CSI, por isso, é importante ficar atento às siglas dos ribbons.

diferença-entre-CSO-e-CSI

Como testar se o ribbon é CSO ou CSI?

O jeito mais simples de realizar esse teste é utilizar uma fita adesiva e colá-la sobre o ribbon. Se ao puxar a fita sair manchada, você descobrirá em qual lado a tinta está.

5. Ribbon Core (Tubete)

Os Ribbon Core, também conhecidos como tubetes, são aqueles pequenos tubos que vêm dentro do ribbon. Podem ser de plástico ou de papelão e vêm em dois diâmetros: uma polegada ou meia polegada. Quanto maior o tubete, maior é o tamanho do ribbon. Nos tubetes de meia polegada, os ribbons podem ser de até 110 metros. Já nos de 1 polegada, chegam até a 600 metros. É importante observar nas especificações da sua impressora qual é o tamanho do ribbon core que ela suporta.

6. Qual o tamanho certo de Ribbon?

Essa é uma questão que causa dúvida em muita gente, mas é muito simples de responder. Já que no processo de impressão das impressoras térmicas, o ribbon e a etiqueta precisam passar juntos para que as informações sejam impressas corretamente, para encontrar o tamanho certo de ribbon, basta comprar do mesmo tamanho da etiqueta. Simples assim!

E se você tem dúvidas sobre qual é a melhor largura para o ribbon, ele deve cobrir toda a superfície da cabeça de impressão, para protegê-la. Portanto, a largura certa é a largura da cabeça de impressão.

7. Fabricantes

Existem várias fabricantes de Ribbons hoje no mercado, mas as que mais se destacam são a Zebra e a Inkanto (Armor). Conheça todos os produtos do nossos Fabricantes clicando nos links Abaixo.

Ribbon Inkanto (Armor)

No final de 2017, a Armor lançou a sua nova marca: Inkanto. Esta marca oferece ribbons de vários tipos, como cera, resina e misto e a identidade visual ajuda bastante, pois cada um tem uma cor distinta e que chama bastante atenção, o que garante que ninguém irá se confundir na hora de entregar o seu ribbon.

A versatilidade dos Ribbons Inkanto é impressionante, pois a empresa oferece uma série de modelos para várias aplicações diferentes e indica o melhor para cada uma delas. Além disso, todos os produtos vêm com garantia vitalícia de erros de fabricação e com toalhetes para garantir a limpeza correta da cabeça de impressão e aumentar a longevidade da impressora.

Aqui na Bz Tech você encontra vários tipos de Ribbons Inkanto para escolher. Com certeza, um deles irá atender às necessidades da sua empresa.

Ribbon Zebra

A Zebra já é reconhecida pela alta qualidade dos seus produtos de automação comercial, com modelos congrados de equipamentos, como a Zebra GC420t. E também oferece uma grande variedade de ribbons para diversos tipos de impressões. São ribbons de cera, resina e misto com variações como resistência à arranhões, manchas, produtos químicos, para etiquetas que serão usadas em ambientes externos, para oferecer maior velocidade de impressão, entre muitas outras aplicações.

Aqui na Bz Tech você encontra uma grande variedade de Ribbons Zebra. Com certeza, um deles irá atender às necessidades da sua empresa.

Dúvidas, Críticas ou Sugestões?

Caso tenha dúvidas, críticas ou sugestões sobre o conteúdo, por favor, utilize os comentários aqui embaixo. Caso deseje saber mais sobre ribbons, entre em contato com um dos nossos consultores pelos canais de atendimento.

* Visualizando preços para EMPRESA COM INSCRIÇÃO ESTADUAL - SÃO PAULO. Alterar

Meu Carrinho
0
Aguarde...
Loading