Menu
* PREÇO DOS PRODUTOS:

Você está visualizando preços para: EMPRESA COM INSCRIÇÃO ESTADUAL Estado: SÃO PAULO - CLIQUE PARA ALTERAR

Guia impressora de Cartão PVC

Guia: Impressora de Cartão PVC

Para escolher a melhor impressora de cartão e crachá PVC, é preciso conhecer as funções, o tipo de impressão, a quantidade de impressões que serão necessárias, entre outras características. Foi para não deixar nenhuma dúvida sobre Impressoras de Cartão que criamos esse guia para você. Fique à vontade para pular direto para os assuntos que você têm dúvidas. Use a tabela de conteúdo para facilitar a navegação e boa leitura!


1. O que são Impressoras de Cartão e Crachá PVC?

As Impressoras de Cartão são impressoras térmicas que usam ribbons coloridos, normalmente com quatro cores: Ciano, Magenta, Amarelo e Preto (CMYK - Em inglês). O processo de impressão funciona da seguinte forma: A cabeça de impressão aquece o ribbon e pode tanto usar a impressão direta no cartão (DTC) quanto a impressão por transferência reversa (retransferência). A impressão direta é feita diretamente no cartão, já na transferência reversa, a impressora imprime em uma fita térmica que irá passar a impressão para o cartão.

As Impressoras de Cartão e Crachá PVC são ideais para criar cartões fidelidade, crachás de identificação e de acesso, cartões para transações financeiras, como de crédito e débito, além de muitos outros tipos de cartões. Esses equipamentos usam a impressão térmica para imprimir em cartões de PVC brancos, que podem vir com tarja magnética, chips, entre outros recursos de segurança. Se na sua empresa existe a necessidade de criar qualquer tipo de cartão ou crachá em PVC, uma Impressora de Cartão será um excelente investimento.

2. Tipos de Impressoras

Existem diferentes tipos de Impressoras de Cartão. As maiores diferenças entre elas são: o método de impressão (impressão direta ou por transferência reversa), se imprimem frente e verso ou se fazem codificação de segurança.

Impressoras de Cartão Frente e Verso

Impressora dupla Face

As principais diferenças entre os modelos de Impressoras de Cartão estão nas diferentes funções que podem oferecer. Existem impressoras capazes de imprimir dos dois lados do cartão PVC, são as chamadas Impressoras de Cartão Dupla Face. Elas agilizam o processo para quem precisa imprimir muitos cartões por dia, pois o operador não precisa fazer a mudança de lados do cartão na impressora manualmente. A maioria dos modelos da série ZXP da Zebra são capazes de fazer impressão dupla face.

Os modelos também variam na quantidade de cartões que suportam. Essa variação vai de 100 cartões na entrada e 45 na saída, na Série 1 e Série 3 nos modelos ZXP da Zebra. Até 150 cartões na entrada e 100 na saída nas séries 7,8 e 9 dos modelos ZXP da Zebra.

Além disso, outra diferença é a velocidade de impressão das Impressoras de Cartão. Nos modelos ZXP da Zebra, a velocidade varia entre 120 cartões coloridos por hora até a 180 cartões coloridos por hora, frente e verso. A Série 1 imprime até 120 cartões coloridos de uma face por hora, enquanto a série 3 é capaz de imprimir até 180 cartões por hora. A Série 7, imprime cerca de 270 cartões coloridos por hora, mas apenas em uma face. A série 8 faz 190 cartões por hora e a Série 9 é capaz de imprimir cartões, frente e verso, coloridos a velocidade de 180 cartões por hora.

Eu preciso de uma Impressora Frente e Verso?

Se na sua empresa é necessário imprimir os dois lados de muitos cartões por dia, a resposta para a pergunta é: sim, uma impressora dupla face irá melhorar a sua produtividade. Agora, se na sua empresa é necessário imprimir cartões dupla face, mas numa quantidade pequena, o valor da dupla face não compensa, basta virar os cartões manualmente quando for imprimir na impressora de uma face.

Impressoras DTC - Impressão Direta no Cartão (sublimação)

Outro fator que diferencia as impressoras é o tipo de impressão que elas fazem. As impressoras que imprimem diretamente no cartão são mais baratas do que as que imprimem por retransferência. A impressão DTC funciona da seguinte forma: a cabeça de impressão aquece o ribbon, este ribbon contém tintas termossensíveis e, ao ser aquecido, libera a tinta. O cartão PVC é tocado pelo ribbon, no mínimo, 4 vezes de cada lado. Assim, a impressora imprime as quatro cores no cartão. Esse processo faz a impressão com qualidade fotográfica, mas não cobre toda a superfície do cartão, o que deixa pequenas bordas brancas. Se isso não for um incomôdo, este tipo de impressora pode ser o que você precisa na sua empresa. São indicadas para criar cartões de consumo, crachás de funcionários, carteirinhas de bibliotecas e clubes, entre outros.

Impressoras com Impressão por Retransferência ou Transferência Reversa

As impressoras que fazem impressões por retransferência fazem um processo diferente das DTC. A impressão é feita da seguinte forma: a impressora precisa ser equipada com um ribbon e também com um filme de transferência. No processo, a cabeça de impressão aquece os ribbons com tinta termossensível, o ribbon toca o filme de transferência e as imagens e textos são gravados nele. Depois disso, o cartão PVC passa pelo filme de transferência e este adere ao cartão. Este processo garante impressões ainda mais nítidas, com mais qualidade e cobre o cartão todo, sem bordas brancas.

São muito usados para cartões de instituições financeiras, cartões fidelidade, cartões de acesso e muitos outros que precisam de uma impressão que dure por longos anos.

Impressora por Retransferência Dupla Face

Por algum tempo, a Zebra ZXP série 9 foi a única capaz de fazer impressões por retransferência e dupla face. Hoje, outras marcas de impressoras também vêm com esta tecnologia de impressão. Esse processo garante que os dois lados do cartão possam ser impressos com qualidade fotográfica, cores ricas e bem definidas e que a impressão cubra toda a superfície do cartão. Além disso, esses equipamentos também podem fazer adesivos holográficos, como medida de segurança contra fraudes. Assim, são ideais para instituições financeiras, empresas de segurança, cartões de saúde, de instituições do governo, entre muitos outros.

Impressora de Cartão Uma Face

Se na sua empresa o volume de cartões impressos com duas faces é baixo ou se cartões com apenas uma face já suprem a necessidade, esse é o tipo certo de impressora para você. Essas impressoras imprimem uma face por vez. Mas isso não significa que elas não podem imprimir as duas faces do cartão. A diferença é que este processo será manual ao invés de automático. Assim, a impressora faz a impressão de um lado, o operador retira os cartões impressos, vira a face e imprime novamente.

Conheça todos os modelos de impressoras de cartão que nós temos: Impressoras de Cartão PVC

3. Tipos de Ribbons

Existem vários tipos de Ribbons para Impressoras de Cartão PVC, além dos de 4 cores (YMCK - Amarelo, Magenta, Ciano e Preto), existem ribbons pretos, brancos, dourados, prateados, de laminação, entre outros. Porém, os principais e mais utilizados são os ribbons: YMCK, YMCKO e YMCKOK. Mas qual a diferença entre eles?

LEIA MAIS: GUIA: Ribbons

Ribbon YMCK

O Ribbon YMCK é para impressoras que fazem a impressão de apenas um lado do cartão. A impressão colorida é feita somente na frente do cartão. Ideal para crachás e cartões de identificação simples.

Ribbon YMCKO

Já o Ribbon YMCKO (Amarelo, Magenta, Ciano, Preto e Sobreposição - Overlay) é para impressoras que precisam imprimir colorido na frente do cartão, mas ainda vem com uma quinta camada. Funciona da seguinte forma: após imprimir as quatro cores na frente do cartão, o cartão passa por uma quinta camada, composta de um filme plástico incolor que protege o cartão. Isso garante que o cartão seja mais resistente e possa ser utilizado em ambientes externos.

Ribbon YMCKOK

Semelhante aos ribbons YMCKO, o Ribbon YMCKOK também faz a impressão das 4 cores na frente e o filme plástico incolor que protege a impressão do cartão. A diferença é que o ribbon YMCKOK vem com uma sexta camada, que imprime em preto no verso do cartão (disponível para impressoras capazes de imprimir frente e verso). Assim, é possível imprimir informações como logo, foto, nome do proprietário do cartão e outras informações na frente e, no verso, imprimir as informações em preto, geralmente códigos de barras. Ideal para cartões de acesso, de identificação em catracas, entre outros.

Filme de Transferência

Filme de Transferência

O Filme de Transferência é um suprimento necessário para Impressoras de Cartão que fazem a impressão por retransferência ou transferência reversa. Como o processo de impressão é feito no filme de transferência e depois passado aos cartões, essas impressoras usam este suprimento além do ribbon. Esse tipo de impressão traz resultados com muito mais qualidade, resolução de impressão superior e não deixa bordas brancas no cartão impresso.

Ribbon Laminador

O Ribbon de laminação é uma fita transparente criada para ser colocada em cima da impressão e serve para proteger o cartão. Para usar este Ribbon, é necessário que a impressora venha equipada com um laminador. Este acessório, junto do ribbon de laminação, irá garantir que seu cartão estará protegido contra manchas, rasgos e desgaste.

Importante

É preciso lembrar que as Impressoras de Cartão podem imprimir com ribbons dourados, prateados, brancos, entre outras cores. Porém, para a correta leitura dos códigos de barras, é preciso que estes sejam preferencialmente impressos em preto.

4. Impressão de Um ou Dois Lados?

Dependendo da necessidade do seu negócio, é possível escolher uma Impressora Dupla Face, capaz de imprimir de um ou dos dois lados do cartão. Esse é o recurso que diferencia as impressoras quando o assunto é o preço. As impressoras capazes de imprimir frente e verso são as mais caras, mas também oferecem maior capacidade de cartões, velocidade de impressão e recursos adicionais de segurança em alguns modelos. Sâo ideais para empresas que precisam de informações como fotos, logo, slogan, na frente e tarja magnética e/ou código de barras no verso, como em crachás de identificação, cartões para transações financeiras, cartões fidelidade, entre vários outros. Abaixo temos um exemplo de cada tipo de impressora, clique e veja suas diferenças.

O investimento vale a pena se a quantidade de cartões é grande e se na sua empresa a impressão de cartões com recursos de segurança é necessário. A ZXP série 7 e a ZXP série 3 da Zebra são capazes de fazer impressão dupla face. Além disso, também é possível adquirir estas impressoras com gravação magnética.

Impressão de Um Lado

Se na sua empresa não é necessário fazer a impressão dos dois lados do cartão, existem opções mais baratas, como a Zebra ZXP série 1. Essa impressora faz a impressão de um lado do cartão, com transferência direta. O que torna o processo mais simples, mas não cobre o cartão todo, ficam pequenas bordas brancas em volta da imagem. Se esse é um problema para a sua empresa, é preciso procurar impressoras capazes de fazer a impressão por transferência reversa (retransferência), como a Zebra ZXP série 8, capaz de fazer este tipo de impressão tanto em cores quanto monocromática.

As impressoras de uma face imprimem um lado do cartão e não tem um mecanismo para imprimir o outro lado de forma automática. Mas nada impede que esse processo seja feito manualmente pelos operadores da impressora de cartão. Porém, para empresas que precisam imprimir muitos cartões, é bom levar em conta que este processo irá ser mais demorado. A vantagem das impressoras de uma face é que, geralmente, elas são mais baratas do que as outras. E se no seu comércio não há a necessidade de imprimir dos dois lados ou se o volume de cartões impressos é baixo, a economia vale a pena.

5. Método de Impressão

DTC - Direto no Cartão (sublimação)

As Impressoras de Cartão, assim como as impressoras de etiquetas, são impressoras térmicas. Isso significa que a cabeça de impressão aquece para fazer impressões. Nas Impressoras de Cartão, as impressões são sempre utilizando um ribbon e o processo acontece da seguinte forma: a cabeça de impressão aquece e passa pelo ribbon (uma fita que vem com tinta termossensível), o ribbon libera a tinta e ela é passada para a superfície do cartão. Esse processo é chamado de transferência direta ou sublimação. Se o ribbon for colorido, a impressora passa o cartão pelo menos 4 vezes pelo ribbon, para que todas as cores sejam devidamente impressas.

Esse tipo de impressão é mais utilizado para cartões que não precisam de uma resolução muito alta, com cores especiais ou muito escuras. São ideais para cartões mais simples e, nos modelos mais novos, imprimem com qualidade fotográfica.

Retransferência (transferência reversa)

Já o processo chamado de retransferência ou transferência reversa, realiza uma impressão diferente da sublimação. Esse tipo de impressora imprime todas as informações com todas as cores em uma fita de transferência. Depois, a impressora aplica esta fita impressa diretamente no cartão. A principal vantagem desse processo é que ele não deixa pequenas bordas brancas no cartão. Toda a superfície é coberta pela impressão. Como é visto em cartões de banco, de grandes lojas, entre outros.

Esses cartões são excelentes para ter cores mais sólidas, com alta resolução tanto para fotos quanto textos e outras informações. Também são perfeitos para cartões com chip, pois não deixam uma borda branca em volta do chip, como acontece na impressão direta.

Para fazer impressões deste tipo, é preciso que, além do ribbon, seja adquirida uma fita de transferência. Pois é nela que a impressão será feita

Zebra ZXP Serie 9 e o Processo de Transferência Reversa Dupla Face

Até o momento, entre as Impressoras de Cartão Zebra, somente a Zebra ZXP Série 9 é capaz de fazer a impressão por retransferência em dupla face. Essa já foi uma tecnologia exclusiva da marca, mas agora existem outras com esta capacidade no mercado.

6. Software Impressora de Cartão

Para criar cartões e crachás nos tamanhos exatos que a sua empresa precisa, existem vários softwares para Impressoras de Cartão que podem ser adquiridos, os principais são o Zebra CardStudio e o DataCard. A interface dos softwares é bem simples, basta adicionar as imagens, os textos e encaixá-los no layout. Existem três versões de valores diferentes do Zebra CardStudio 2.0: Classic Edition, Standard e Professional. Abaixo, você confere uma tabela com as principais diferenças entre cada um deles

Modelos de Leitores por Área de Atuação
Versão Zebra CardStudio Classic Edition Standart Professional
Demo version (watermarked 30-day trial) NÃO NÃO SIM
Data management projects None 1 Unlimited Unlimited NONE 1 ILIMITADO
Card designs ILIMITADO ILIMITADO ILIMITADO
Data records N/A ILIMITADO ILIMITADO
General Features
Automatic updates SIM SIM SIM
Intuitive user interface SIM SIM SIM
Photo capture: includes facial recognition with auto crop and file upload SIM SIM SIM
Signature capture, upload and cropping SIM SIM SIM
Single, double-sided and batch printing SIM SIM SIM
Upgradeables SIM SIM N/A
Languages supported English, Dutch, French, German and Polish English, Dutch, French, German and Polish English, Dutch, French, German and Polish
Design Features
Create card designs SIM SIM SIM
Card design examples SIM SIM SIM
Static elements (text, images, shapes) SIM SIM SIM
Element styles (color, border size,transparency, etc.) SIM SIM SIM
Dynamic data fields SIM SIM SIM
Biometric placeholders (passport photos, signatures) SIM SIM SIM
1D/2D barcodes with integrated barcode formats SIM SIM SIM
Dynamic logos SIM SIM SIM
Data Management Features
Create projects with your structure, data and designs NÃO SIM SIM
Import Excel or CSV file NÃO SIM SIM
Manage multiple card designs NÃO SIM SIM
Configurable window views (Grid, Detail and Photo Slider) NÃO SIM SIM
Live card preview NÃO SIM SIM
Set dynamic data triggers NÃO SIM SIM
Export project data NÃO SIM SIM
Support for multiple data types NÃO SIM SIM
Database Features
Multiple database connections NÃO NÃO SIM
ODBC-compliant data connections NÃO NÃO SIM
Combine multiple data sources NÃO NÃO SIM
Encoding Features
Magnetic stripe encoding support SIM SIM SIM
MIFARE Classic, Plus and DESFire NÃO NÃO SIM
CCI and XML standards support NÃO NÃO SIM

Esses softwares auxiliam na criação dos cartões, pois são pensados especialmente com este fim. São excelentes para criar: cartões de identificação, cartões de controle de acesso, cartões de varejo e fidelização, cartões para clubes e associações, cartões de escolas e bibliotecas, crachás para visitantes, funcionários, entre muitos outros tipos de cartões que sejam necessários na sua empresa.

7. Conexão

Existem dois tipos de conexões nas Impressoras de Cartão, a conexão USB e a conexão Ethernet. A conexão USB é a mais utilizada hoje, pois oferece velocidade de transferência e facilidade de uso, basta plugar e usar a impressora. É simples, fácil e rápido.

As Impressoras de Cartão com conexão Ethernet, oferecem uma facilidade ainda maior do que as com conexão USB. Essas impressoras podem ser conectadas à rede da internet da empresa e podem ser acessadas de qualquer computador conectado. O que facilita o trabalho e torna o processo de impressão de cartões muito mais fácil.

8. Tipos de Codificação

Muito além das fotos de identificação, hoje, existem muitas outras formas de diferenciar as pessoas em crachás e cartões de identificação. Por isso, as Impressoras de Cartão acompanharam a evolução do mercado e hoje oferecem diferentes opções de identificação. Abaixo, você confere as principais formas de codificação e diferenciação oferecidas hoje pelas impressoras.

Códigos de Barras

Os códigos de barras são o tipo de codificação mais utilizada. São fáceis de ler, podem trazer informações simples como apenas números, no caso dos 1D, ou oferecer informações mais complexas, com muito mais caracteres e até mesmo urls, nos códigos 2D. Podem ser criados no próprio software editor de cartões, sem precisar de configurações adicionais.

Tarja Magnética

Cartão com Tarja Magnética

As tarjas magnéticas dão ainda mais segurança para os dados presentes no cartão. Elas são capazes de armazenar várias informações e mantê-las seguras pelo método de impressão. Para realizar este tipo de impressão, a impressora precisa ser equipada com gravador magnético. A Zebra ZXP Série 3 e a Zebra ZXP série 7, podem vir com este recurso a mais.

Vale a pena investir nesse tipo de impressora se a sua empresa já tem um Leitor de Cartão ou se pretende comprar um para fazer o controle de acesso ou transações com clientes, sejam transações financeiras ou mesmo para acumular pontos em programas de fidelidades ou tornar mais fácil a identificação de cadastros, como em consultórios médicos e odontológicos.

Vale lembrar que a tarja magnética não é produzida pela impressora. É preciso comprar Cartões com Tarja Magnética.

Cartões com Chip

Hoje, os cartões com chip são a forma mais segura de salvar informações no próprio cartão. Eles são capazes de armazenar dados criptografados e, por isso, são usados por bancos e instituições financeiras para proteger os dados dos usuários dos cartões.

Para imprimir em cartões com chip, o ideal é usar uma impressora com impressão por retransferência (transferência reversa. Pois a impressão direta no cartão acaba deixando um quadrado em volta do chip, que não fica esteticamente agradável.

RFID (Identificação por Rádio Frequência)

A tecnologia RFID fica cada dia mais popular, é usada em vários tipos de produtos e têm várias aplicações diferentes. Para imprimir um cartão personalizado com RFID, é preciso adquirir um cartão que já vem com o chip RFID embutido, usar um decodificador RFID para gravar as informações necessárias e depois imprimir na impressora de cartão.

Outra forma de imprimir nos cartões de proximidade é adquirir um Cartão com Adesivo, imprimir as informações necessárias e colar este cartão, que é mais fino do que o convencional, no cartão com RFID já codificado.

A maior vantagem desse tipo de tecnologia é a capacidade de ler os cartões mesmo que a distância, sem precisar de um leitor de códigos de barras ou um leitor de cartões. Pode ser muito útil em eventos fechados e ao ar livre, para facilitar o registro de entrada e saída dos funcionários no cartão ponto e também facilitar o acesso em instituições de ensino e hospitais.

9. Segurança

Existem Impressoras de Cartão PVC capazes de imprimir adesivos holográficos, muito usados em cartões bancários e outras transações financeiras. Assim como também existem impressoras que gravam as informações criptografadas nos chips dos cartões, assim, o próprio cartão é capaz de armazenar dados dos usuários de forma segura e simples.

Esse tipo de Impressora de Cartão PVC é mais indicada para empresas que precisam proteger os dados dos usuários, como dados bancários, informações pessoais, entre outras aplicações.

Dúvidas?

Caso você tenha dúvidas sobre as Impressoras de Cartão PVC ou deseje saber mais sobre algum dos tópicos, entre em contato com um dos nossos consultores. Será um prazer ajudar.

* Visualizando preços para EMPRESA COM INSCRIÇÃO ESTADUAL - SÃO PAULO. Alterar

Meu Carrinho
0
Aguarde...
Loading
Icone GeoTrust