Cadastre-se Login Meus Pedidos
Central de Atendimento

Central de Atendimento

E-mail:
  • Curitiba: (41) 4063-8482
  • São Paulo: (11) 4063-7935
  • Rio de Janeiro: (21) 4063-7366
  • Belo Horizonte: (31) 4063-7488
  • Porto Alegre: (51) 4063-8791
  • Recife: (81) 4062-8076
  • Florianópolis: (48) 4052-8227
  • Brasília: (61) 4063-9379
  • Fortaleza: (85) 4042-0854
  • Salvador: (71) 4062-8561
  • Vitória: (27) 4062-9244
  • Campo Grande: (67) 4063-9504

Horário de atendimento das 9h às 12h e das 13h às 18h.

Icone WhatsappWhatsApp: (41) 9 9233-7949
Minha Conta
Login Novo Usuário?
Cadastre-se aqui.
Categorias
Banner Zebra Essentials
Compartilhe

Como escolher o melhor Nobreak e quais modelos existem

Como escolher o melhor Nobreak e quais modelos existem

Os Nobreaks são dispositivos eletrônicos que são capazes de proteger os seus equipamentos em caso de falta de energia. Eles são equipados com baterias internas e permitem que os aparelhos conectados a ele (nobreak) continuem funcionando por um determinado período de tempo. Além disso, existem modelos capazes de estabilizar a tensão, monitorar o consumo de energia dos equipamentos, entre outras funções que dependerá do fabricante do equipamento, modelo e linha/topologia do nobreak.

1) Quais os modelos de Nobreak que existem?

Basicamente, os nobreaks podem ser divididos em dois grandes grupos: Offline e Online, dentro desses grupos existem subdivisões como: linha interativa e dupla conversão. Além disso, eles ainda podem ser separados pelo tipo de onda que emitem: senoidais, semisenoidais (senoidal aproximada) e quadrada.

Atenção: Devido ao alto número de fabricantes produtores desses equipamentosm (nacionais e internacioanais), podem ter algumas divergências entre as nomeclaturas aqui descritas ou linhas, por isso, recomendamos que utilize as informações aqui como base e para dúvidas mais específicas sobre determinada linha e/ou modelo entrar em contato com o fabricante. 

A tabela mostra a divisão entre os dois grupos de nobreaks e como eles são classificados:

Tipos de Nobreak

A diferença entre o nobreak online e offline está na forma como os nobreaks se comportam durante uma queda de energia. O nobreak offline começa a alimentar os equipamentos a partir do momento em que há falta de energia. O tempo para que essa ativação ocorra dura milisegundos, normalmente supridos pela fonte dos computadores. Porém, mesmo esse minúsculo intervalo de tempo pode ser prejudicial para equipamentos mais sensíveis.

Já os nobreaks online estão sempre alimentando os equipamentos pelas baterias, sendo assim, quando há queda de energia, não existe tempo de ativação para as baterias. Ou seja, a energia passa para o nobreak e o nobreak alimenta os equipamentos diretamente pela bateria. Dessa forma, a bateria está sempre carregando e distribuindo energia. É o modelo ideal para equipamentos mais sensíveis e que não podem sofrer com alterações na energia. 

1.1) Stand-By (Off-Line):

Os modelos offline são os mais simples do mercado, oferecem eficiência e baixo custo. Por serem mais acessíveis, são os mais vistos em residências e escritórios. Têm um curtíssimo tempo de ativação das baterias que não é suficiente para fazer os computadores reiniciarem ou desligarem, o que faz que sejam excelentes para computadores mais simples, televisores, monitores, roteadores, entre outros. Para equipamentos mais sensíveis como servidores e equipamentos hospitalares, não são indicados. Além disso, a maioria nobreaks offline do tipo Stand-By (dependo do modelo e fabricante) não fazem a função de estabilizador de tensão da rede elétrica.

Stand-by offline

1.2) Interativo (Off-Line):

Os modelos Interativos são intermediários entre os offline e os online. A maior diferença entre eles é a capacidade de fazer a estabilização da tensão. Ou seja, caso haja sobrecarga na tomada, o nobreak diminui a tensão e aumenta a tensão caso haja subtensão. Por ser um tipo de nobreak offline, também tem intervalo entre a queda de energia e a ativação das baterias e também não são indicados para equipamentos sensíveis. Alguns nobreaks interativos também vêm com uma entrada USB que permite controlar o consumo de energia, a tensão e até mesmo programar os equipamentos ligados a ele para desligarem em caso de queda de energia e religarem quando a energia voltar (dependendo do modelo e fabricante). 

Interativo Offline

1.3) Dupla Conversão (Online):

Os nobreaks online são os de custo mais elevado e que oferecem a tecnologia mais avançada. Toda a energia que passa para os equipamentos, passa pelo nobreak antes. Isso faz com que a energia seja sempre constante e sem variações. Como o nobreak está sempre fornecendo energia, não tem intervalo entre a ativação das baterias e as quedas de energia. Por este motivo são excelentes para equipamentos mais sensíveis como servidores, dispositivos usados em hospitais, bancos, entre outros.

Também vêm com entrada USB para monitorar o consumo de energia, a tensão nas tomadas, bem como programar computadores para que desliguem e religuem automaticamente durante e após picos ou faltas de energia. Para alguns fabricantes é necessário instalação do driver do nobreak e instalação do software de gerenciamento de energia.

Dupla Conversão

2) Formato de onda dos nobreaks

Outro fator importante sobre os nobreaks é qual o tipo de onda que eles fornecem. Existem 3 tipos de ondas que podem ser formadas pelos nobreaks: ondas quadradas, semisenoidais e senoidais. A rede elétrica da sua região, com exceção dos casos de problemas na distribuição, fornece ondas senoidais, por isso, os produtos elétricos geralmente são criados para que sejam alimentados com esse tipo de onda, porém, equipamentos mais simples podem funcionar normalmente com ondas semisenoidais ou quadradas já outros equipamentos em que não podem sofrer uma alteração abrupta da corrente como nas ondas quadrada ou semi-senoidal, são mais sensíveis a tal variação de corrente que podem danificar seu sistema interno, e, por isso, é necessário aquisição de um nobreak com onda senoidal pura. 

Os famosos nobreaks senoidais são os que produzem exclusivamente a onda senoidal. 

A tabela abaixo mostra representações gráficas de cada um dos tipos de onda:

Formatos de ondas

  • Onda quadrada: As ondas quadradas tem picos bem demarcados e representam alterações mais bruscas da corrente (energia) em relação ao tempo. Os nobreaks com esse tipo de onda são mais "simples" e são indicados para aplicações básicas. Aparelhos de som, por exemplo, podem apresentar ruídos ou mau funcionamento assim como equipamentos mais "sofisticados" que necessitam de ondas menos bruscas como a quadrada, podem danificar ao longo do tempo caso seja sempre alimentado com esse tipo de onda.  
  • Onda semissenoidal ou senoidal aproximada: A onda semissenoidal é uma opção intermediária, melhor do que a onda quadrada e um pouco mais econômica que a opção senoidal. Neste tipo de onda, as variações de corrente são feitas em intervalos menores, aproximando-se do tipo de onda senoidal, evitando as variações bruscas como nas ondas quadradas e garantindo assim uma maior vida útil para seus equipamentos. 
  • Onda senoidal ou senoidal pura: A onda senoidal é a onda mais limpa, indicada para produtos sensíveis que necessitam de uma corrente contínua sem mudanças bruscas. É o mesmo formato de onda fornecido pela companhia elétrica e não causa danos aos equipamentos.

3) Porque se preocupar com a rede elétrica?

O tempo todo estamos suscetíveis aos riscos de distúrbios da rede elétrica devido a concessionária de energia elétrica de sua região, problemas climáticos como raios ou também, dos equipamentos e da forma em que foi realizada a instalação elétrica em sua propriedade seja em casa ou na empresa. Adquirir bons equipamentos de proteção é uma forma de prevenir problemas futuros e evitar a queima ou mau funcionamento de eletrônicos garantindo maior vida útil e economia de compra. Confira a seguir os 5 tipos de problemas ao conectar um produto direto na tomada sem nenhuma proteção.

  • Subtensão: tensão abaixo do normal, o que causa desgaste prematuro ou o não funcionamento dos componentes.
  • Sobretensão: tensão acima do normal, o que desgasta os equipamentos, pode causar superaquecimento ou danos.
  • Blackout: interrupção no fornecimento de energia, o que desliga o equipamento e pode causar perda de dados ou danos aos componentes;
  • Ruídos: interferências de cargas externas que poluem a rede elétrica, causa mau funcionamento, travamentos e até desligamentos;
  • Picos ou transitórios: surtos de tensão, que podem queimar equipamentos de forma imediata.

Como não é possível prever quando algum desses problemas pode ocorrer é preciso investir na segurança para evitar a queima, seja adquirindo um equipamento de proteção como Nobreak ou avaliando e realizando a manutenção do sistema elétrico de sua propriedade para evitar tais problemas como a queima de equipamentos elétricos até incêndios e explosões.

4) Quais são os tipos de equipamentos de proteção?

Basicamente, existem 3 tipos de equipamentos que realizam a segurança de sua rede elétrica com funções determinadas. Conheça:

  • Filtro de Linha: Protegem os equipamentos contra surtos de tensão, queimando seu fuzível interno como escudo para os equipamentos conectados no filtro de linha;
  • Estabilizador: Além de possuir função similar ao filtro de linha, queimando seu fuzível como defesa para sobrecargas, o estabilizador tenta estabilizar e filtrar as tensões da rede elétrica, protegendo os equipamentos conectados contra sobretensão e ruídos. Atenção, para alguns equipamentos elétricos como computadores com fontes PFC em que já possuem sistema de correção, associar esses equipamentos podem danificar seu equipamento.
  • Nobreak: Possui as mesmas funções que os anteriores, mas além de estabilizar a tensão e ter o filtro de linha interno, assegura a continuidade no fornecimento de energia aos eletrônicos conectados em casos de apagão devido ao sistema de baterias internas que vai identificar a falta de energia e acioná-lo. O tempo de autonomia depende do modelo e da diferença entre a carga total armazenada no nobreak e a carga total dos equipamentos conectados (mais aparelhos conectados ou mais carga utilizada, será menor o tempo de fornecimento de energia).

5) Qual potência devo escolher para meu Nobreak?

Cada modelo de nobreak apresenta uma potência máxima a ser respeitada a qual ele irá aguentar quando cair o fornecimento de energia. Quanto mais itens conectados a ele ou mais próximo de sua potência máxima, menor será o tempo de autonomia que os equipamentos ficarão ligados sem energia. Antes de escolher o nobreak, é preciso analisar todos os equipamentos que serão conectados a ele, calcular o consumo e escolher um nobreak que atende às necessidades. Atenção: Indicamos sempre que quando calculado o consumo total dos equipamentos adicione uma margem de proteção de 10-30% pois alguns equipamentos como videogames, sua potência de consumo de energia pode aumentar dependo do uso (não possui um valor de potência estático) e caso não tenha a margem de proteção pode danificar o equipamento ou reduzir sua vida útil.

Todo dispositivo eletrônico possui em alguma parte um indicativo dizendo a potência total de consumo daquele equipamento ou também pode-se ter tal informação utilizando um wattímetro. Tal informação de potência normalmente é expressa em Watt (W), mas algumas vezes é demonstrada como Volt-Ampere (VA) que são unidades diferentes e a soma da potência tem que ser da mesma unidade de medida ou seja, soma os Watt ou VA, mas nunca os dois juntos. Verifique todas as potências de consumo de todos os equipamentos que pretende conectar no nobreak e faça a soma em Watt (W) ou Volt-Ampere (VA), assim, você saberá qual é a potência mínima necessária que seu nobreak necessita ter e adicionando uma margem de proteção consegue chegar mais próximo a potência de base, garantido assim o pleno funcionamentos dos equipamentos.

Potência dos Nobreaks

Como mostrado na figura, para esse modelo de nobreak a expectativa é conectar uma TV LED 32, Computador (CPU + monitor + impressora), Xbox 360 e um roteador, o que totaliza 292W de Potência Total de Consumo. Dessa forma, deve-se buscar um nobreak que tenha um valor acima dessa capacidade para poder manter os equipamentos ligados em caso de falta de energia.

No exemplo acima, verificando o catálogo dos produtos da APC, o Back-UPS 350W (700VA) pode ser indicado para o uso, pois possui uma potência maior que a mínima necessária e ainda tem 20% de potência Watt acima, garantindo assim uma folga mínima caso o equipamento no momento da queda de energia esteja utilizando mais potência da qual está descrita acima, além de ser da linha Interactive, com melhor desempenho para equipamentos que necessitam de mais cuidado como impressora, roteador e etc. Nesse caso, o tempo de energia disposto aos equipamentos, por ser 80% da capacidade do nobreak, será mínimo apenas o necessário para desligalos de forma correta e caso fosse adquirido um nobreak com 400-600W, seu tempo de autonomia será maior.  

6) Relação entre Volt-Ampere (VA) e Watt (W):

As duas unidades de medidas dizem respeito ao consumo de energia do produto, sendo VA o denominado Valor de Potência Nominal e W o Valor de Potência Real. A diferença entre as duas unidades está no fato de que alguns equipamentos necessitarem de uma energia extra, que é necessária para o funcionamento de alguns eletrônicos.

Dessa forma, o Volt-Ampere (VA) é a unidade utilizada para a potência aparente. Portanto, ela não condiz com a potência real que seu aparelho irá consumir, sendo essa a Potência Real Watt (W). Ou seja, mesmo que o nobreak esteja demarcado como a Potência em VA, é necessário saber a Potência em W para identificar o volume total de itens e potências conectados ao nobreak.

6.1) Conversão de VA para W:

Quando estamos buscando um Nobreak e verificando a potência de cada modelo é comum perceber a diferença entre a Potência Nominal (VA) e a Potência Real (W), essa relação entre elas é denominada como Fator de Potência (FP) ou Eficiência.

No caso citado, foi indicado um Nobreak de 700VA ou 350W, visto que gostaríamos de um modelo que tivesse uma potência real mínima de 292W. Ou seja, o modelo indicado possui um valor Fato de Potência (FP) igual a 0.5 e apresenta uma eficiência de 50%. Vale ressaltar que é possível encontrar modelos com eficiência de diversos valores, até mesmo modelos que possuem 100% de eficiência, dos quais a Potência Nominal (VA) se iguala a Potência Real (W) sendo seu Fator de Potência (FP) igual a 1 (800VA = 800W)

Sendo assim, nem sempre é possível encontrar todos os valores quando buscamos o nobreak ideal e, por esse motivo, indicaremos abaixo a fórmula que relaciona essas 3 unidades de medida:

Potência Real (W) = Potência Nominal (VA) x Fator de Potência (PF)*
*o fator potência é indicado nas características do produto ou no manual.

7) Tempo de Autonomia:

É difícil dizer o tempo em que seus equipamentos ficarão ligados no momento em que ocorrer um apagão, isso dependerá de fatores como a potência, a vida útil e a eficiência do nobreak. Porém, apesar de não existir uma fórmula mágica, quanto maior a diferença entre a Potência Real Total do seu Nobreak (W) e a Potência Total (W) dos equipamentos conectados mais tempo de autonomia será obtido.

Seguindo o exemplo e buscando a eficiência do Back-UPS 700VA (350W), encontramos o gráfico abaixo que mostra que o tempo de autonomia para 292W seria de 3.9 minutos. Com base no gráfico abaixo, percebe-se a relação entre autonomia e o volume de equipamentos ligados. (Esses gráficos podem ser encontrados no site do fabricante). Caso para o exemplo acima o nobreak seja de 400-600W o tempo de autonomia irá aumentar como também se o nobreak for de 700VA mas com fator de potência igual a 1 ou seja, 700W, seu tempo de autonomia também será maior. 

Tempo de autonomia

8) Como escolher o melhor Nobreak?

Abaixo listamos um passo-a-passo no qual pode ser seguido para a obtenção do melhor Nobreak:

Como escolher o melhor nobreak

1) Começamos sempre pensando em quais produtos queremos conectar ao Nobreak para que, a partir disso, possamos encontrar e somar a Potência Total (W ou VA) e pensando na margem de segurança.

2) Depois, é necessário pensar em qual tipo de Nobreak (Online ou Off-line) será melhor baseado nos produtos que serão conectados. Algum produto necessita de onda senoidal para evitar que estrague? É necessário o gerenciamento dos produtos via software? São equipamentos simples que podem ser utilizados com onda quadrada ou semisenoidal?

3) Algumas especificidades são fundamentais na escolha do melhor modelo, como as tensões de entrada e saída (110V, 220V ou Bivolt) e o próprio formato do Nobreak, podendo ser Rack ou Torre, número de tomadas, fabricante desejado e etc. A partir disso, é possível identificar a melhor opção baseado nas configurações e também de acordo com as necessidades de cada usuário.

4) Calculado a Potência Total dos equipamentos e pensado os pontos anteriores, é necessário ver uma estimativa do Tempo de autonomia em que necessita e verificar se o fabricante informa o tempo de autonomia para o Total de potência utilizada (Potência Total dos equipamentos + Potência de Margem de Segurança)

O processo de compra de um Nobreak pode parecer algo extremamente rigoroso e detalhado, porém é a melhor alternativa para se evitar futuros problemas na rede, nos equipamentos e garantir a segurança quando necessário. Se você ainda tiver dúvidas para escolher o melhor nobreak para a sua empresa, verifique todos os modelos que comercializamos de Nobreaks. Ou você também pode entrar em contato com um dos nossos consultores. Será um prazer ajudar.

Avaliações e Comentários

Adicionar Avaliação e Comentário
26/02/2019

Raphael: Comprei um monitor recentemente nesse site e agora tenho interesse em comprar um nobreak, pesquisando sobre como escolher um aparelho desses encontrei essa postagem a qual achei extremamente elucidativa! Muito obrigado!

Este comentário foi útil?

45 1
07/11/2019

Cid Sapucaia Serra: Parabéns pelo artigo. Muito esclarecedor. Excelente mesmo. Sou engenheiro eletricista e fiquei muito feliz com a simplicidade de como foi escrito e a riqueza de informações para todos os níveis de entendimento.

Este comentário foi útil?

28 1
13/11/2019

edilson lessa: muito bom esse documento

Este comentário foi útil?

15 1
21/12/2019

Luíza: Excelente explicação. Agora sei exatamente o que preciso e o que observar na hora da compra. Muito obrigada. Parabéns pela didática aplicada.

Este comentário foi útil?

13 1
28/06/2020

Renato: Muito didático e esclarecedor. Ótimo artigo! Parabéns!

Este comentário foi útil?

12 1
19/08/2023

Lívio: O melhor texto que encontrei na internet sobre o assunto.

Este comentário foi útil?

8 0
08/03/2020

Arlei: Parabens pelo artigo,muito esclarecedor.

Este comentário foi útil?

7 1
07/10/2023

Yoshi: Endosso um outro comentário de que é o melhor artigo sobre o assunto que encontrei na internet. Outra coisa: Porquê não tornam obrigatória declarar explicitamente as informações sobre o formato da onda, a potência em Watt, a capacidade de carga (como nas baterias automotivas que informam a capacidade em Ah), se é estabilizador também. A falta destas informações, torna injusta a comparação de preços, sem dizer da exaustiva tarefa de ter que buscar as especificações/manuais dos fabricantes, um por um e para piorar, informações incompletas.

Este comentário foi útil?

5 0
14/04/2023

Arcus vinicius: Muito bom !

Este comentário foi útil?

5 2
Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Para mais informações consulte nossa Política de Privacidade
Compre pelo WhatsApp
Bz Tech
Aguarde...
Loading