Cadastre-se Login Meus Pedidos
Central de Atendimento

Central de Atendimento

E-mail:
  • Curitiba: (41) 4063-8482
  • São Paulo: (11) 4063-7935
  • Rio de Janeiro: (21) 4063-7366
  • Belo Horizonte: (31) 4063-7488
  • Porto Alegre: (51) 4063-8791
  • Recife: (81) 4062-8076
  • Florianópolis: (48) 4052-8227
  • Brasília: (61) 4063-9379
  • Fortaleza: (85) 4042-0854
  • Salvador: (71) 4062-8561
  • Vitória: (27) 4062-9244
  • Campo Grande: (67) 4063-9504

Horário de atendimento das 9h às 12h e das 13h às 18h.

Icone WhatsappWhatsApp: (41) 9 9233-7949
Minha Conta
Login Novo Usuário?
Cadastre-se aqui.
Categorias
Banner Zebra Essentials
Compartilhe

O que é Nobreak Senoidal?

O que é Nobreak Senoidal?

O Nobreak Senoidal é um equipamento de fornecimento de energia que equaliza e equilibra as ondas em seu formato mais puro (senoidal) padronizando o fornecimento de energia a fim de garantir a segurança e o funcionamento correto de aparelhos mais sensíveis como, por exemplo, aqueles utilizados na área hospitalar e médica.

Você já ouviu falar em Nobreaks, Estabilizadores, Filtros de linha, Geradores e etc. Apesar de terem função final parecida, proteger os aparelhos de variações na energia, existem grandes diferenças entre esses aparelhos. Neste artigo explicaremos quais são os modelos de nobreak e os principais formatos de ondas destes equipamentos. E, também, iremos abordar principalmente o Nobreak Senoidal, mas caso tenha dúvidas de como escolher o melhor Nobreak e quais modelos existem, temos um artigo bem completo sobre o assunto.

Entenda a função do Nobreak

Diferentemente de estabilizadores e filtros de linha, o Nobreak é um equipamento que tem como função o fornecimento de energia aos eletrônicos de forma ininterrupta. Ou seja, mesmo com uma queda de luz no local, o produto continua abastecendo os equipamentos de forma a mantê-los ligados por certo período de tempo, que varia de acordo com a potência do mesmo. Desta forma, o usuário pode salvar ou finalizar os trabalhos antes que sejam perdidos pela queda de energia.

Formatos de Onda

Nobreaks podem ter diferentes formas de onda. A forma da onda consiste na representação gráfica da evolução da onda ao longo de um período de tempo, que, normalmente respeita funções matemáticas e segue um padrão conforme é emitida.
 

  • Onda Quadrada ou Square Wave:

As ondas quadradas variam de forma não gradual. Os nobreaks com esse tipo de onda são os modelos mais simples e são indicado para utilizações básicas. Aparelhos de som, por exemplo, podem apresentar ruídos ou mau funcionamento quando alimentados apenas pelo Nobreak, no caso de falta de energia.
 

  • Onda Semi senoidal ou Senoidal-estabilizada:

A onda semi senoidal é uma opção intermediária, melhor do que a Onda quadrada e um pouco mais econômica que a opção senoidal. Neste tipo de onda, as variações são feitas em intervalos maiores, evitando as modificações bruscas encontradas nas ondas quadradas.
 

  • Onda Senoidal ou Senoidal Pura:

A onda Senoidal é a onda mais limpa, indicada para produtos sensíveis que necessitam de uma corrente contínua sem mudanças bruscas. Veja a imagem de comparação dos tipos de onda.

Tipos de Onda Nobreak

Tipos de ondas

Na onda senoidal, por ser a mesma forma de onda que é entregue pela concessionária de energia elétrica, é a forma preferida para termos na saída dos nobreaks. Apenas os modelos senoidais são capazes de corrigir a forma e entregar uma onda perfeita na saída. Os inversores que fornecem esta forma de onda são mais caros de fabricar que os de onda quadrada, por isso, não são encontrados nos equipamentos mais simples. Equipamentos que possuem motores por indução, equipamentos médicos, são mais sensíveis e devem operar sempre em onda senoidal pura, do contrário, sofrem o risco de superaquecimento e danos irreparáveis aos componentes.

A onda semi-senoidal é uma forma “intermediária” entre onda senoidal e onda quadrada. Como os equipamentos são mais baratos de produzir do que os que fornecem ondas senoidais e um pouco mais caros do que os de onda quadrada, tentam melhorar um pouco a onda quadrada colocando alguns “degraus” ou variações entre os picos. Não é considerada uma onda de qualidade para equipamentos eletrônicos, mas quando o fator financeiro é um limitador para um nobreak senoidal, oferece um desempenho melhor do que o de onda quadrada. Equipamentos de áudio como rádios, amplificadores, centrais telefônicas, ou que dependem da forma de onda para modulação de frequência, como alguns tipos de relógio-ponto, não devem ser ligados em forma de onda quadrada ou semi-senoidal. Pois as variações bruscas afetam o funcionamento dos aparelhos e podem danificar vários de seus componentes.

Já a onda quadrada têm picos de tensão que são feitos de forma abrupta e não em uma curva de subida e descida gradual, o que pode causar ruídos em equipamentos de áudio e evitar que alguns equipamentos funcionem. Isto acontece, pois, os equipamentos foram projetados para receber um tipo de onda (onda senoidal) e recebem um tipo diferente. Um exemplo clássico é quando alguém liga um equipamento sensível em um nobreak que fornece este tipo de onda e acha que este está funcionando perfeitamente, mas na hora de uma queda de energia, o equipamento deixa de funcionar ou funciona com falhas. Isto ocorre porque quando estava ligado na energia elétrica ele repassava a onda senoidal proveniente dela, mas quando opera com baterias, seu inversor provê forma de onda quadrada.

Potência do Nobreak

Nobreaks são diferenciados por sua potência em KVA ou VA. Além da potência, eles se diferenciam pelos tipos de onda. Cada tipo pode ser ideal de acordo com a aplicação e a necessidade do usuário. Veja quais são os principais modelos. 

Nobreaks Off-line ou Standby:

Os modelos Standby geralmente possuem preços mais acessíveis. Estes são utilizados em locais com poucas quedas de energia, pois acabam fornecendo uma proteção mínima para os equipamentos, além de contar com um tempo maior para reconhecer a queda de energia, que mesmo se tratando de milésimos de segundo, pode acarretar algum problema ou falha no sistema. Neste tipo de Nobreak, a corrente elétrica é filtrada e entregue de forma direta aos equipamentos na forma de onda quadrada.

Nobreak Off Line

Nobreaks Line Interactive ou Linha Interativa:

São entendidos como uma modernização dos modelos Off-line, assim como no Off-line a Line Interactive só é ativado quando reconhece uma queda de energia, no entanto, a bateria é carregada a todo o momento pelo inversor enquanto está conectado em uma rede elétrica. Para garantir uma resposta mais rápida, um circuito de monitoramento fica encarregado de identificar uma eventual queda na tensão elétrica. Após a queda, o equipamento entrega ondas semi-senoidais aos equipamentos.

Nobreaks Line Interactive ou Linha Interativa

Nobreaks Online:

Podem ser considerados como os mais seguros da categoria dos Nobreaks. Neles, as baterias são carregadas a todo o momento e o inversor está constantemente ligado, fornecendo energia aos equipamentos durante todo o tempo. Estes produtos são mais caros e, geralmente, são utilizados em aplicações de redes elétricas críticas, alimentando equipamentos sensíveis. Os Nobreaks Online geram energia própria, constante e ondas senoidais.

Nobreaks Online

Ainda ficou alguma dúvida sobre o funcionamento dos nobreaks, suas aplicações e qual o melhor para as suas necessidades? Entre em contato com um dos nossos consultores, será um prazer ajudar. Se você tem alguma crítica, sugestão ou correção a fazer sobre este artigo, comente aqui embaixo.

Avaliações e Comentários

Adicionar Avaliação e Comentário
15/07/2017

José: Didático!.

Este comentário foi útil?

91 4
13/07/2017

Eduardo: Muito bom material. Mandarei para meus clientes para entender um pouco melhor sobre o que é um nobreak senoidal. Obrigado.

Este comentário foi útil?

47 3
25/11/2018

Cristiana Lima: muito boas as explicações, tenho porém ainda uma dúvida no que diz respeito ao uso de nobreaks em equipamentos com motor, como freezer e geladeira obrigada

26/11/2018Equipe Bz Tech: Olá, Cristiana. Tudo bem? Os nobreaks que normalmente são utilizados em residências e comércios não são indicados para equipamentos com motor como freezer e geladeiras, pois estes equipamentos precisam de uma carga de energia muito maior no momento em que são ligados (no arranque).

Assim, você iria precisar de um nobreak com até 5 vezes mais potência do que a necessária só para poder ligar o equipamento no arranque. E mesmo com uma potência muito maior do que a necessária, o tempo que o equipamento ficaria ligado não compensaria o investimento.

Alguns fabricantes oferecem modelos para motores, mas geralmente são para motores de portões eletrônicos. Uma alternativa viável para outros equipamentos que usam motor, são os geradores a combustível, muito usados em hospitais e grandes estoques de refrigerados. Esperamos ter ajudado!

Este comentário foi útil?

35 0
24/08/2017

Gabriella: Muito difícil mas deu para ter um norte rs. Obrigado.

Este comentário foi útil?

14 6
21/11/2017

Alex: Perfeito muito bom.

Este comentário foi útil?

11 2
06/08/2018

Silvio: Muito bom continue assim!.

Este comentário foi útil?

9 1
14/03/2023

Márcia: Gostei muito da explicação. Sou vendedora( a pouco tempo) de Nobreaks e Estabilizadores em Fortaleza-ceará e gosto de pesquisar para enriquecer meus conhecinhecimentos, pois temos clientes leigos e outros nem tanto e precisamos muitas vezes explicar a diferença de um e de outro. Então foi enriquecedor essa matéria. Obrigada!

Este comentário foi útil?

8 1
22/02/2018

Valdemir: Ola boa tarde, foi muito bom a explicação ai obrigado.

Este comentário foi útil?

8 1
02/12/2017

Leonildo: Este artigo é muito importante pois além de explicar o funcionamento mostra o diagrama de cada equipamento e suas formas de onda.

Este comentário foi útil?

7 2
Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Para mais informações consulte nossa Política de Privacidade
Compre pelo WhatsApp
Bz Tech
Aguarde...
Loading