Uso de terminais de consulta são obrigatórios por lei

A legislação surgiu com o objetivo de fazer com que o consumidor tenha informações mais claras sobre o produto que pretende adquirir, principalmente em locais onde não há uma pessoa designada para realizar o processo de vendas, como supermercados, livrarias e lojas de departamentos. Dessa forma, o cliente tem mais facilidade para as compras e não é induzido a erros, sendo informado do preço antes de se dirigir ao caixa.
Segundo o decreto nº 5.903, de setembro de 2006, o estabelecimento deve oferecer um terminal de consulta disponível em uma distância de no máximo 15 metros de qualquer produto. Além disso, o local de instalação deve ser indicado por cartazes suspensos. Não basta, portanto, disponibilizar apenas etiquetas nas prateleiras com o valor dos produtos.
Há diferentes modelos de terminais de consulta disponíveis para atender as mais diversas demandas de comércios. O Tanca VP-240 Linear Imager, por exemplo, tem um dos melhores custo-benefício, com display alfanumérico de duas linhas por 20 colunas.
Outro modelo é o Gertec TC506 Midia, um aparelho mais robusto e funcional, pois além de divulgar os preços é possível inserir informações adicionais sobre cada produto, como peso e fabricante, divulgar promoções, propagandas e exibir vídeos.
Embora a obrigatoriedade da instalação de terminal de consulta possa causar desconforto em um primeiro momento, ela deve ser vista como um benefício para o comerciante, já que irá oferecer facilidade, conforto e eficiência para o cliente. Quando as informações sobre preços e formas de pagamentos são claras e simples, o consumidor tende a confiar mais, sente segurança para finalizar a compra e mais probabilidade de retornar ao estabelecimento.
Conheça todos os terminais de consulta de preço oferecidos pela Bz Tech, veja qual deles mais se adapta ao seu comércio e instale para cumprir com a legislação, fidelizar e agradar o seu público.