Cadastre-se Login Meus Pedidos
Central de Atendimento

Central de Atendimento

E-mail:
  • Curitiba: (41) 4063-8482
  • São Paulo: (11) 4063-7935
  • Rio de Janeiro: (21) 4063-7366
  • Belo Horizonte: (31) 4063-7488
  • Porto Alegre: (51) 4063-8791
  • Recife: (81) 4062-8076
  • Florianópolis: (48) 4052-8227
  • Brasília: (61) 4063-9379
  • Fortaleza: (85) 4042-0854
  • Salvador: (71) 4062-8561
  • Vitória: (27) 4062-9244
  • Campo Grande: (67) 4063-9504

Horário de atendimento das 9h às 12h e das 13h às 18h.

Icone WhatsappWhatsApp: (41) 9 9233-7949
Minha Conta
Login Novo Usuário?
Cadastre-se aqui.
Categorias
Compartilhe

Você sabe o que é disruptura tecnológica?

Você sabe o que é disruptura tecnológica?

A disruptura tecnológica tem a ver com a criação de um modelo de negócios completamente diferente dos tradicionais de um determinado segmento. A disruptura normalmente é um processo muito rápido e que transforma todo um setor. Exemplos práticos e fáceis de compreender são os modelos de negócio do Uber e do Airbnb.

Este termo, atualmente, ficou muito popular e é buscado por várias empresas. Afinal, ninguém quer ficar para trás e ver o seu negócio se tornar algo obsoleto em poucas semanas ou até em dias! Normalmente, a disruptura vem em um momento em que é possível oferecer um serviço de melhor qualidade, com preços mais competitivos ou que atendam uma demanda que não é atendida pelo serviço. A tecnologia é a maior aliada das companhias que trazem as ideias novas para o mercado. Por exemplo, seria impensável aplicar o modelo do Uber há alguns anos, antes da popularização dos smartphones. Então, a empresa aproveitou uma infraestrutura já existente (a quantidade de smartphones constantemente conectados à internet e a localização por GPS) para transformar o transporte urbano e oferecer uma alternativa mais inteligente e simples do que os serviços de táxis.

Existem outras empresas que podem ser citadas, como o Whatsapp, Netflix, Banco Original, Argo Seguros, entre muitas outras.

Largar na frente

“As tecnologias disruptivas facilitam o surgimento de novos mercados. Há evidências fortes mostrando que as companhias que ingressam antes nesses mercados têm mais vantagens do que as demais. Ainda, quanto mais essas companhias crescem e fazem sucesso, torna-se mais difícil fazer parte destas áreas que se tornarão grandiosas no futuro”, diz, em tradução livre, o livro “The Innovator’s Dilemma”, de Clayton Christensen, considerado o responsável por cunhar o termo “inovação disruptiva”.

As empresas precisam estar atentas às novidades que emergem em seus campos de atuação. O acompanhamento deve ser feito não só em relação aos concorrentes tradicionais, mas também com startups e negócios que podem ser escalados rapidamente. Nenhuma companhia quer ser os taxistas (ao perceberem o potencial que o Uber já detinha) ou mesmo se transformar em uma Kodak: a companhia que teve a fotografia digital em suas mãos, mas não acreditou que seria a tecnologia do futuro.

Muitas empresas apelam ao protecionismo estatal para tentar se proteger das inovações propostas pelas startups. Porém, isto é subestimar o poder de escolha do consumidor e já se mostrou ineficiente em uma série de segmentos. O melhor nestes casos é se antecipar, ouvir os consumidores da sua empresa, analisar como sempre oferecer a melhor experiência possível, para que um novo serviço não surja com soluções melhores, similares e mais baratas do que as suas. Analisar a empresa como um consumidor ajuda muito no momento de pensar nas possíveis inovações.

Um novo olhar sobre a tecnologia

É importante ressaltar que a tecnologia tem um papel preponderante no surgimento destes novos negócios, mas nem sempre a inovação contém novas técnicas ou meios. Explica-se: o Uber usou a localização por GPS, a disseminação dos smartphones e tantos outros conceitos que já eram usados por muitas empresas para criar o negócio. A Netflix aproveitou o streaming, a inteligência artificial para personalizar os menus e outras novidades que já estavam em nosso dia a dia.

Portanto, várias das tecnologias ligadas à automação comercialCódigos de Barras, RFID, coletores de dados, Big Data – podem servir como ponto de transformação da sua empresa, como você a está enxergando? Muitas vezes, a inovação que a sua empresa precisa já está ao seu alcance, só não foi percebida ainda.

Por isso, se você está procurando em inovações para o seu modelo de negócio, equipamentos mais modernos para agilizar e transformar a experiência de compra dos seus consumidores, conheça os produtos da Bz Tech, entre em contato com um dos nossos consultores. Será um prazer ajudar nessa transformação da sua empresa.

Avaliações e Comentários

Adicionar Avaliação e Comentário
Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Para mais informações consulte nossa Política de Privacidade
Compre pelo WhatsApp
Bz Tech
Aguarde...
Loading