Menu
* PREÇO DOS PRODUTOS:

Você está visualizando preços para: EMPRESA COM INSCRIÇÃO ESTADUAL Estado: SÃO PAULO - CLIQUE PARA ALTERAR

Você sabe o que é disruptura tecnológica?

Você sabe o que é disruptura tecnológica?

Quer entender melhor sobre esse conceito? Será que é preciso investir em novas tecnologias para não ficar para trás em seu ramo de atuação?

O termo disruptura tecnológica caiu na moda e, de repente, passou a ser buscado pelas empresas. Mas o que, de fato, é uma inovação disruptiva? É algo que surge e oferece um ou mais benefícios de forma abrupta: algo mais simples, mais barato, mais conveniente ou apenas que atenda as novas demandas dos consumidores. Por outro lado, uma inovação sustentada é algo que auxilia às companhias a obterem melhores resultados, produtos ou serviços, com base na infraestrutura já existente.

Se trouxermos esse conceito para o dia a dia das sociedades, é possível perceber que muitas das startups/empresas que surgiram rapidamente e se firmaram em nossas vidas têm justamente a característica de uma inovação disruptiva. O Uber é, talvez, o melhor exemplo, pois entregou para o transporte de passageiros uma ferramenta mais barata, mais efetiva e mais confortável do que os táxis, caindo rapidamente no gosto popular – e, sim, gerando uma série de polêmicas.

Mas não é só Uber que transformou o seu setor:

  • Whatsapp X Companhias telefônicas
  • Redes Hoteleiras X Airbnb
  • Netflix X TV Aberta e TV a Cabo

Largar na frente

“As tecnologias disruptivas facilitam o surgimento de novos mercados. Há evidências fortes mostrando que as companhias que ingressam antes nesses mercados têm mais vantagens do que as demais. Ainda, quanto mais essas companhias crescem e fazem sucesso, torna-se mais difícil fazer parte destas áreas que se tornarão grandiosas no futuro”, diz, em tradução livre, o livro “The Innovator’s Dilemma”, de Clayton Christensen, considerado o responsável por cunhar o termo “inovação disruptiva”.

As empresas precisam estar atentas às novidades que emergem em seus campos de atuação. O acompanhamento deve ser feito não só em relação aos concorrentes tradicionais, mas também com startups e negócios que podem ser escalados rapidamente. Nenhuma companhia quer ser os taxistas (ao perceberem o potencial que o Uber já detinha) ou mesmo se transformar em uma Kodak: a companhia que teve a fotografia digital em suas mãos, mas não acreditou que seria a tecnologia do futuro.

Um novo olhar sobre a tecnologia

É importante ressaltar que a tecnologia tem um papel preponderante no surgimento destes novos negócios, mas nem sempre a inovação contém novas técnicas ou meios. Explica-se: o Uber usou a localização por GPS, a disseminação dos smartphones e tantos outros conceitos que já eram usados por muitas empresas para criar o negócio. A Netflix aproveitou o streaming, a inteligência artificial para personalizar os menus e outras novidades que já estavam em nosso dia a dia.

Portanto, várias das tecnologias ligadas à automação comercialCódigos de Barras, RFID, coletores de dados, Big Data – podem servir como ponto de transformação da sua empresa, a exemplo do que uma rede varejista sul-coreana fez. Como você a está enxergando?

Interessado em investir em automação comercial? Está com dificuldades em relação ao equipamento ideal para o seu negócio? Fale com os consultores da Bz Tech: ganhe tempo e seja mais produtivo.


Avaliações e Comentários

Adicionar Avaliação e Comentário

* Visualizando preços para EMPRESA COM INSCRIÇÃO ESTADUAL - SÃO PAULO. Alterar

Meu Carrinho
0
Aguarde...
Loading