Cadastre-se Login Meus Pedidos
Central de Atendimento

Central de Atendimento

E-mail:
  • Curitiba: (41) 4063-8482
  • São Paulo: (11) 4063-7935
  • Rio de Janeiro: (21) 4063-7366
  • Belo Horizonte: (31) 4063-7488
  • Porto Alegre: (51) 4063-8791
  • Recife: (81) 4062-8076
  • Florianópolis: (48) 4052-8227
  • Brasília: (61) 4063-9379
  • Fortaleza: (85) 4042-0854
  • Salvador: (71) 4062-8561
  • Vitória: (27) 4062-9244
  • Campo Grande: (67) 4063-9504

Horário de atendimento das 9h às 12h e das 13h às 18h.

Icone WhatsappWhatsApp: (41) 9 9233-7949
Minha Conta
Login Novo Usuário?
Cadastre-se aqui.
Categorias
Banner Zebra Essentials
Compartilhe

Varejista americana investe em robô para melhorar atendimento dos consumidores

Varejista americana investe em robô para melhorar atendimento dos consumidores

Já imaginou chegar em uma loja e ser atendido por um robô, capaz de mostrar onde estão os produtos tanto pelo comando de voz quanto por uma tela em que é possível digitar o item buscado? Essa é uma experiência que está sendo implantada pela Lowe’s, que atua no ramo de necessidades para residências e eletrônicos. A companhia atende cerca de 17 milhões de consumidores por semana em suas lojas distribuídas no Canadá, México e Estados Unidos e conta com 290 mil colaboradores, com mais de US$ 65 bilhões de vendas no ano fiscal de 2016.

Ao todo, a companhia levou quase dois anos para colocar o Lowebot, como foi apelidado, em operação. A ideia é que o cliente localize produtos sem precisar do auxílio de terceiros. Dessa forma, as pessoas que precisarem do apoio de um funcionário para tirar dúvidas terão mais tempo e dedicação deste pessoal, sem interrupções de outros clientes que apenas querem saber onde está o produto.

O Lowebot, contudo, tem funções muito mais amplas do que simplesmente guiar consumidores pelas lojas. Ele foi desenvolvido para fazer o monitoramento contínuo e diário dos estoques, emitindo feedbacks do inventário. Assim, a companhia evita perder vendas – como acontece nos supermercados – por falta de itens em uma loja, simplificando o planejamento dos gestores.

Testes

Os robôs foram introduzidos em lojas da marca desde o ano passado, começando por unidades localizadas na região da Califórnia, nos Estados Unidos. O propósito da empresa é sentir como será o funcionamento do robô – se realmente encontra itens do inventário – e qual é a interação do público com essa nova tecnologia. “Por quase dois anos, nós estudamos como um robô pode auxiliar consumidores mais efetivamente a navegar pela loja, além de apoiar no levantamento do inventário”, afirmou Kyle Nel, diretor-executivo do Laboratório de Inovação da Lowe’s, em texto divulgado pela empresa.

A ideia foi desenvolvida em parceria com uma startup, a Fellow Robots. “Nós desenvolvemos o robô para tornar a experiência de compra mais fácil para os consumidores, simplificando o processo de encontrar um produto, enquanto mantém o inventário atualizado”, explicou Marco Mascorro, CEO da Fellow Robots. “Dessa forma, os colaboradores da Lowe’s podem dar a atenção necessária aos consumidores, providenciando um atendimento mais personalizado”, destacou.

Tecnologias envolvidas

Nem a Lowe’s ou a Fellow Robots esclarecem o funcionamento do robô em termos de hardware ou software. Mas uma iniciativa dessa só é possível com a mescla de várias tecnologias, como o uso de dado pelas empresas (Big Data), a Internet das Coisas, RFID, entre tantas outras possibilidades. “Não se trata da criação de algo novo, mas do uso distinto dessa tecnologia para gerar benefícios aos consumidores e às lojas”, avalia Bruno Zimmermann, um dos sócios da Bz Tech, e-commerce especializado em automação comercial.

Outros usos da tecnologia

A utilização de novas tecnologias nas lojas físicas não é uma novidade. A Amazon, por exemplo, lançou um conceito de loja inteligente, chamada de Amazon Go. A ideia é que o cliente possa selecionar os produtos desejados e fazer a cobrança automaticamente ao sair da loja, sem a necessidade de enfrentar filas ou caixa.

Interessado em investir em automação comercial? Precisando incrementar o monitoramento do seu inventário? Conheça os produtos oferecidos pela Bz Tech e tire dúvidas com os nossos consultores.

Avaliações e Comentários

Adicionar Avaliação e Comentário
Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Para mais informações consulte nossa Política de Privacidade
Compre pelo WhatsApp
Bz Tech
Aguarde...
Loading