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Conheça duas ferramentas para entender mais sobre o seu consumidor

Conheça duas ferramentas para entender mais sobre o seu consumidor

Melhorar a experiência do consumidor pode transformar o futuro de uma empresa, identificando tendências e demandas

O sonho de muitos empresários é saber o que os seus consumidores pensam. E conseguir entrar na cabeça dos clientes ou de prospectos pode se tornar um diferencial para um negócio, prevendo tendências, identificando demandas e planejando para ter sucesso.

Realizar pesquisas para descobrir o que os seus consumidores pensam é um caminho interessante. Cada vez mais, a internet oferece possibilidades para elaborar estudos e estatísticas – até mesmo de forma gratuita. Além disso, há as pesquisas qualitativas – ou seja, que necessitam de interpretações mais complexas, como as discussões em grupo ou “Focus Group” –, que costumam apresentar excelentes insights.

A experiência do consumidor

Embora haja caminhos para perceber tendências buscadas pelo consumidor, melhorar a experiência do consumidor se tornou um dos principais desafios, seja em lojas físicas ou virtuais. Uma pesquisa da Verizon aponta a tendência de que, no futuro, os clientes priorizem mais a forma como são tratados do que os produtos ou até mesmo o preço. De acordo com o estudo, quem tiver sucesso nessa empreitada colherá benefícios em:

  • Vendas: aumento de 32%
  • Satisfação dos clientes: crescimento de 40%
  • Consumidores mais fidelizados: expansão de 39%

Recentemente, apontamos diferentes artigos a respeito do uso do Big Data e Internet das Coisas – ou a automação comercial – dentro das empresas e o seu potencial para transformar o desempenho, seja no planejamento ou na própria relação com os consumidores.

Se você é do tipo de empresário que nunca buscou entender o que pensam os consumidores, existem duas soluções – inclusive sugeridas pelo Sebrae – que podem indicar alguns caminhos para isso.

Google Trends

Trata-se de uma ferramenta que aponta os termos mais populares buscados recentemente. Apesar de ser extremamente abrangente, é possível perceber tendências e desejos dos consumidores. Ao levar em conta esses termos, pode-se analisar um mercado, identificar o potencial de um produto e até mesmo fazer comparações entre diferentes tipos de objetos, gerando mais interesse de sua audiência.

Facebook Audience Insights

Estima-se que quase 50% da população brasileira faça parte do Facebook. Portanto, trata-se de uma amostra bastante relevante do Brasil. Nessa ferramenta, é possível obter informações sobre geografia, demografia, comportamento de compra, entre outros detalhes. Como isso é possível? A solução faz uma análise de opiniões emitidas na rede social, permitindo ao empreendedor identificar produtos e qualidades que são valorizadas em um negócio ou produto.


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