Cadastre-se Login Meus Pedidos
Central de Atendimento

Central de Atendimento

E-mail:
  • Curitiba: (41) 4063-8482
  • São Paulo: (11) 4063-7935
  • Rio de Janeiro: (21) 4063-7366
  • Belo Horizonte: (31) 4063-7488
  • Porto Alegre: (51) 4063-8791
  • Recife: (81) 4062-8076
  • Florianópolis: (48) 4052-8227
  • Brasília: (61) 4063-9379
  • Fortaleza: (85) 4042-0854
  • Salvador: (71) 4062-8561
  • Vitória: (27) 4062-9244
  • Campo Grande: (67) 4063-9504

Horário de atendimento das 9h às 12h e das 13h às 18h.

Icone WhatsappWhatsApp: (41) 9 9233-7949
Minha Conta
Login Novo Usuário?
Cadastre-se aqui.
Categorias
Banner Zebra Essentials
Compartilhe

Na falta de energia elétrica, garanta-se com um nobreak

Na falta de energia elétrica, garanta-se com um nobreak

Também conhecidos como UPS, (Uninterruptible Power Supply - Suprimento de Energia Ininterrupta) são equipados com baterias que alimentam os equipamentos durante quedas de energia, os Nobreaks podem salvar os seus eletrônicos de queimas e também podem ajudar a salvar os seus arquivos e trabalhos não salvos. Os Nobreaks usam baterias estacionárias e, por isso, podem ser carregados e descarregados várias vezes sem perder a performance. 

Tipos de Nobreaks

Existem vários tipos diferentes de nobreaks e cada um pode ser usado em aplicações diferentes. Existem modelos Online (dupla conversão), Offline (stand-by) e Interativos. Além disso também são classificados pelas ondas que produzem, assim, temos também os Nobreaks Senoidais e os Nobreaks Semisenoidais.

Apesar de todas essas denominações parecerem difíceis de entender, depois de ler este artigo você não terá problemas para saber qual é o melhor nobreak para a sua empresa, casa ou escritório.

Offline

Nobreak APC Offline
APC 600VA

Os Nobreaks offline são os modelos mais baratos do mercado e, normalmente, produzem ondas seminoidais (senoidal aproximada). Alguns podem emitir ondas quadradas, mas como eles não são recomendados e podem danificar os seus eletrônicos, não vendemos aqui na Bz Tech.
Os nobreaks offline, também chamados de stand-by, ficam "aguardando" quedas de energia para começar a alimentar os equipamentos com suas baterias. A desvantagem é que existe um pequeno intervalo entre a queda de energia e o acionamento das baterias do nobreak. Em computadores, por exemplo, esse tempo é suprido pela própria fonte de alimentação, sem causar maiores danos. Mas este tempo sem alimentação (que dura cerca de milissegundos) pode ser prejudicial para equipamentos mais sensíveis, como equipamentos hospitalares.
Também existem muitas vantagens em usar este dispositivo. Os Nobreaks offline usam muito menos a bateria, pois só fazem isso durante quedas de energia, o que garante que a bateria não esquente e que o equipamento seja muito mais silencioso do que outros modelos.

São mais indicados para casas e pequenos escritórios.

  • Vantagens: Baixo custo, tamanho reduzido, silencioso.
  • Desvantagens: Tempo de acionamento das baterias (milissegundos), não possui a função de estabilizador, baixa vida útil das baterias internas (média 1 ano), autonomias baixas (10 – 15min) e não recomendável para equipamentos sensíveis que necessitam de ondas senoidais.

Interactive (Linha Interativa)

Nobreak Interactive Mini III
NHS Interactive Mini III 700VA

Os Nobreaks de Linha Interativa são intermediários entre os Nobreaks offline e online. A maior diferença deles com relação aos offline é a capacidade de fazer a estabilização da tensão vinda da tomada. Isso significa que ele é capaz de aumentar ou diminuir a tensão para ficar sempre estável e incapaz de danificar os seus equipamentos conectados a ele. Podem emitir tanto ondas senoidais quanto ondas semisenoidais.

Além disso, também pode oferecer conexão USB para fazer o monitoramento do consumo de energia dos aparelhos, programar o computador para ligar após uma queda de energia e religá-lo após o retorno. 

São recomendados para ambientes com poucos equipamentos, como os Pontos de Vendas (PDVs).

  • Vantagens: Baixo custo, tamanho reduzido, silencioso, função de estabilizador.
  • Desvantagens: Tempo de acionamento das baterias (milissegundos), bateria interna com baixa vida útil (média 1 ano) e não recomendável para equipamentos sensíveis, que necessitam de ondas senoidais e fornecimento ininterrupto.

Senoidal

Nobreak NHS Senoidal
NHS Senoidal

Os Nobreaks Senoidais são os nobreaks capazes de emitir ondas senoidais. Podem ser tanto offline quanto de linha interativa e emitem o formato de onda mais próximo da fornecida pelas empresas de energia elétrica. São mais recomendados para equipamentos mais sensíveis como impressoras gráficas, máquinas de diagnóstico por imagem, entre outros.

  • Vantagens: Baixo custo, tamanho reduzido, silencioso, função de estabilizador e com onda senoidal.
  • Desvantagens: Tempo de acionamento das baterias (milissegundos) e bateria interna com vida útil baixa (média 1 ano).

Online

Nobreak APC Online
APC Online 1500VA

Os Nobreaks Online, também chamados de dupla conversão, são indicados para equipamentos muito sensíveis, que precisam de fornecimento constante de energia e que não suportam variações na tensão da rede elétrica. São chamados de "online", pois estão sempre ligados e não existe intervalo entre a queda de energia e o início do abastecimento do nobreak. Isso acontece, pois o nobreak online recebe a energia da tomada, elimina todas as variações e fornece energia através das baterias para os equipamentos conectados. Ou seja, o nobreak está sempre oferecendo a energia diretamente da sua bateria e não do fornecimento da rede elétrica.

Além dessas vantagens, esses dispositivos normalmente são equipados com entradas USB em que é possível controlar as variações na energia, analisar o consumo dos equipamentos, a autonomia das baterias, além de ser possível até mesmo configurar os computadores para desligarem após uma queda de energia e religarem após um tempo determinado.

  • Vantagens: Total proteção e confiabilidade com economia em redes industriais. Fornecimento constante de energia sem variações de tensão.
  • Desvantagens: Robusto, preço elevado, mão de obra qualificada para manutenção e as baterias ficam em temperatura mais elevada, pois são usadas o tempo todo

Importante

Lembre-se de não usar nobreaks em equipamentos que operam com motor AC (refrigerador, ar-condicionado, ventiladores, entre outros). A quantidade de energia necessária para o arranque é muito alta e, às vezes, passa de 5 vezes o consumo normal dos aparelhos. Isso pode danificar o nobreak sem necessidade. Caso você tenha equipamentos que precisam ficar ligados o tempo todo e usam motor AC, é melhor optar por um gerador a combustível.

Dúvidas?

Caso tenha dúvidas com relação aos nobreaks, por favor, entre em contato com um dos nossos consultores. Caso tenha críticas, dúvidas ou sugestões com relação ao conteúdo, por favor, use a seção de comentários aqui embaixo.

Avaliações e Comentários

Adicionar Avaliação e Comentário
Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Para mais informações consulte nossa Política de Privacidade
Compre pelo WhatsApp
Bz Tech
Aguarde...
Loading