Menu
* PREÇO DOS PRODUTOS:

Você está visualizando preços para: EMPRESA COM INSCRIÇÃO ESTADUAL Estado: SÃO PAULO - CLIQUE PARA ALTERAR

A importância da rastreabilidade de medicamentos

A importância da rastreabilidade de medicamentos

Laboratórios e farmácias terão de se adaptar para respeitar a Resolução aprovada pela Anvisa que obriga a rastreabilidade de todos os medicamentos

Rastrear os produtos, da fabricação ao envio ao cliente, é de extrema importância para qualquer empresa, independentemente da área de atuação, conforme falamos neste artigo aqui. No setor farmacêutico, a rastreabilidade evita falsificações, uso indevido de medicamentos vencidos e outros problemas comuns para o setor, que acumula toneladas de apreensões de remédios todos os anos.

De acordo com a Resolução RDC nº 54/2013 da Anvisa, as empresas e fabricantes devem zelar pela manutenção da qualidade, segurança e eficácia dos produtos, até que eles cheguem ao consumidor final, a fim de preservar a saúde dos compradores. Sendo assim, todas as empresas serão obrigadas a identificar seus medicamentos desde a etapa de produção, passando pelo armazenamento, distribuição e demais movimentações. O prazo para a regularização é até dezembro deste ano para os remédios comercializados no país.

Como funciona o rastreamento?

Segundo a Resolução, o “rastreamento de medicamentos é o conjunto de procedimentos que permitem traçar o histórico, a aplicação ou localização de medicamentos, através de informações previamente registradas, mediante sistema de identificação exclusivo dos produtos, prestadores de serviço e usuários, a ser aplicado no controle de toda e qualquer unidade de medicamento produzido, dispensado ou vendido no território nacional”.

O processo pode ser mais simples do que se imagina com o uso das  tecnologias adequadas. Para traçar esse acompanhamento, é necessário que cada produto tenha um Identificador Único de Medicamentos (IUM), caracterizado por um código similar ao QR Code, que identificará o fabricante, dados de expedição, lote, validade e outras informações que serão controladas pela Anvisa.

Para realizar a leitura e o acompanhamento do código, os laboratórios e as farmácias precisam investir em leitores de código de barras 2D, com tecnologia de captura, armazenamento e transmissão eletrônica, além de outros equipamentos importantes na automação comercial.

Na Bz Tech, é possível encontrar diversos leitores de códigos de barras 2D / QR Code, modelos com suporte, fixos ou sem fio, ideais para laboratórios ou farmácias que precisam se adaptar à lei. Precisa de auxílio para encontrar o leitor ideal? Entre em contato que nós podemos ajudar!


Avaliações e Comentários

Adicionar Avaliação e Comentário

* Visualizando preços para EMPRESA COM INSCRIÇÃO ESTADUAL - SÃO PAULO. Alterar

Meu Carrinho
0
Aguarde...
Loading