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O que esperar do e-commerce em 2018?

O que esperar do e-commerce em 2018?

Previsões são positivas para o setor neste ano, com aumento tanto do faturamento quanto do tíquete médio

O e-commerce no Brasil tem uma perspectiva muito positiva, segundo os dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Em 2017, foi registrado um crescimento de 12% sobre 2016, com faturamento de R$ 59,9 bilhões e um tíquete médio de R$ 294. Para 2018, as estimativas são de crescimento novamente na casa dos dois dígitos: 15% de aumento, faturamento de R$ 69 bilhões e tíquete médio de R$ 310.

Com projeções animadoras, existem tendências e cuidados que devem ser tomados para garantir que a esteira do crescimento do setor seja levada para a sua empresa e que não seja ultrapassado pela disruptura tecnológica. Veja algumas tendências:

Adequação aos dispositivos móveis

O Instituto IDC estima que existam mais de 153 milhões de aparelhos celulares em uso no Brasil, sendo 121 milhões deles de smartphones. Em um contexto como esse, os varejistas virtuais não podem esquecer de desenvolver sites e experiências de compra responsivas: ou seja, que se adaptem ao tipo de tela que o consumidor escolher usar. Pode parecer atraso falar nisso como tendência, mas há muito a ser feito nesse sentido. Dependendo do modelo de negócio, é muito provável que as compras sejam mais concretizadas por smartphones do que de outros tipos de dispositivos.

Foco na experiência e fidelização do consumidor

É inevitável buscar a comparação de preço na internet, um ambiente que propicia essa facilidade. Por outro lado, há aspectos que fidelizam o consumidor mais do que o preço: frete gratuito, por exemplo, ou o cumprimento dos prazos estabelecidos. Algumas pesquisas indicam que os clientes se tornam fiéis a partir do momento em que a empresa segue os seus próprios prazos de atendimento, melhorando sua experiência.

Não esqueça o B2B

As relações Business to Business (B2B) também podem ganhar corpo em 2018. Muitas empresas abriram os olhos para esse tipo de relação no meio digital, o que pode exigir dos e-commerces uma adequação em relação à forma de atuação dos negócios com cada tipo de consumidor.

Realidade aumentada

Uma pergunta pode se transformar em certeza: de “como isso ficaria aqui?” para “isso vai ficar assim”. Quando você vai investir em um móvel, mas tem dúvida sobre como ele ficaria em sua sala, por exemplo, pode utilizar da realidade aumentada para simular esse tipo de situação. Estabelecimentos que investem nessa tecnologia vão largar na frente, ganhando a atenção dos consumidores.

Pesquise online, compre off-line

Muitas pessoas usam a internet como a ferramenta de pesquisa, mas preferem fazer suas compras off-line, em um efeito chamado de (ROPO – Research Online, Purchase Off-line). Nesse contexto, é importante não estabelecer diferenças entre os preços trabalhados em cada um dos meios ou, ao menos, deixar uma informação clara para o consumidor, de modo que não se sinta enganado.

Use o machine learning a seu favor

Com a possibilidade de descobrir os interesses dos consumidores, a visita deles no site se torna uma experiência personalizada, oferecendo produtos conforme o seu histórico de compras e de pesquisas. Isso é possível por meio da análise de Big Data, Inteligência Artificial e Machine Learning.

Foque nas imagens e no conteúdo

Sabe aquele ditado: uma imagem vale mais do que mil palavras? As fotos precisam ser incríveis, pois elas vão influenciar nos resultados de venda, assim como outros tipos de conteúdo, caso de vídeos.

Chatbots

O assunto pode parecer velho, mas essa forma de interação entre consumidores e empresas deve se tornar uma tendência em 2018. Um dos desafios é fazê-lo se integrar a todo o funil de vendas da companhia ao se relacionar com os clientes.

Lembre-se: automatizar e digitalizar as informações do seu negócio é o primeiro passo para ter sucesso nessa empreitada. Se tiver alguma dúvida, procure conteúdos no blog da Bz Tech ou entre em contato com os nossos consultores.


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