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Logística 4.0: a tecnologia pode reduzir custos e aumentar a satisfação do consumidor

Logística 4.0: a tecnologia pode reduzir custos e aumentar a satisfação do consumidor

Big Data, Internet das Coisas, RFID, drones podem ser a salvação para as empresas evitarem problemas na fidelização do consumidor por erros na entrega de itens

Indústria 4.0 é um termo já notório para muitas pessoas, mas a expressão Logística 4.0, você conhece? Assim como para as fábricas, a ideia é se apropriar das novas tecnologias (uma suposta quarta revolução industrial) para tornar a logística – um dos maiores desafios para as empresas brasileiras em função dos custos elevados de transporte e do tamanho do país – mais eficiente, mais rápida e menos custosa.

Há empresas investindo em tecnologias inovadoras para efetivar entregas, como, por exemplo, a Amazon, e as tentativas de uso de drones para entregas rápidas, de até 30 minutos. A perspectiva de uso do equipamento é boa, mas esbarra em uma série de questões, como a regulamentação para uso dos drones nas grandes cidades. No Brasil, mesmo com o uso menos frequente, também se discute a criação de uma regulação, com limite de altura, de aplicações, entre outros aspectos.

Do impossível para o possível

Conseguir tornar o armazenamento e distribuição de produtos eficiente é um desafio para muitas empresas. Além das dificuldades inerentes a esse processo no Brasil – como o uso excessivo do transporte rodoviário, que responde por 90% desse fluxo –, existe uma questão interna das próprias companhias.

Se os seus sistemas não são interligados e capazes de identificar a entrada e saída de produtos no estoque, jamais haverá tecnologia ou gestão suficiente capazes de otimizar esse desenvolvimento. Por esse motivo, a Logística 4.0 é um conceito que mistura o uso de novas tecnologias – Big Data, Internet das Coisas, Drones, entre tantas outras – com as melhores práticas de gestão.

Competitividade e interesse do cliente

Não se trata só de reduzir custos com a logística, mas de ser mais eficiente e oferecer um serviço de excelência ao consumidor. Com o aumento de uso do e-commerce, os clientes ficam extremamente insatisfeitos se a companhia não for capaz de cumprir com as indicações de prazo de entrega de produtos e, nesta área, quanto menor for o tempo, melhores serão as vendas.

Esse cenário de satisfação é uma constante em todo o globo. Uma pesquisa realizada em 7 países (Alemanha, Brasil, China, Estados Unidos, Japão, Reino Unidos e Rússia) pela Oracle Retail mostrou as possíveis consequências de ser ineficiente na entrega de produtos:

  • Apenas 39% dos consumidores dão uma segunda chance à empresa
  • 53% procuram um outro fornecedor ou um concorrente
  • 51% não voltarão a consumir na loja
  • 55% se mostram insatisfeitos e fazem comentários negativos sobre as companhias
  • 37% vão às mídias sociais compartilhar sua experiência negativa

Portanto, investir na Logística 4.0 não se trata apenas de uma tentativa de reduzir custos, mas de rastrear os itens, aumentar a satisfação dos consumidores e, ao mesmo tempo, reduzir os possíveis danos à imagem da marca que podem decorrer da ineficiência do setor logístico. Entenda, neste artigo, como uma rede varejista da Coreia do Sul transformou seus resultados com uma boa ideia e o bom uso dessas diferentes tecnologias.


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