Menu
* PREÇO DOS PRODUTOS:

Você está visualizando preços para: EMPRESA COM INSCRIÇÃO ESTADUAL Estado: SÃO PAULO - CLIQUE PARA ALTERAR

Indústria 4.0 – O que significa e qual é o cenário no Brasil?

Indústria 4.0 – O que significa e qual é o cenário no Brasil?

Estudo mostra que as indústrias ainda estão se familiarizando com a tecnologia; Demora na adaptação interfere na competitividade

A Indústria 4.0 – também conhecida como quarta revolução industrial – visa informatizar as operações das fábricas por meio do uso da tecnologia, aumentando a eficiência de uso dos recursos e a produtividade empresarial. Entre as tecnologias que podem ser aplicadas para obter esse retorno positivo, encontram-se a Internet das Coisas, a análise de grandes dados (Big Data) e a integração das máquinas a um sistema de gestão das companhias.

A Confederação Nacional das Indústrias (CNI) realizou uma pesquisa no início deste ano com mais de 2 mil empresas, intitulada Indústria 4.0, isso é, um estudo sobre o uso das tecnologias na cadeia produtiva. Para isso, foram consideradas a integração das tecnologias, tanto físicas quanto digitais, em todos os processos, do desenvolvimento à aplicação propriamente dita. O objetivo do estudo é identificar qual o cenário no Brasil em diversos pontos, impeditivos para o uso e benefícios mais buscados, entre outros.

A pesquisa aponta que as indústrias brasileiras iniciam otimizando os processos para, na sequência, realizar aplicações voltadas para o desenvolvimento de produtos e novos modelos de negócios. É um processo natural, em que a digitalização é o primeiro passo, mesmo com o alto número de empresas (42%) que ainda estão se familiarizando com a tecnologia.

Novos desafios

Apesar dos passos lentos, mais da metade dos pesquisados entende a importância do uso das tecnologias, tanto para o desenvolvimento da companhia quanto para a melhora da competitividade. Investir em infraestrutura, capacitação profissional e novas plataformas incentiva colaboradores e estimula a evolução do mercado, pois os concorrentes não querem ficar para trás.

Veja a porcentagem dos setores que mais utilizam pelo menos uma das dez tecnologias listadas pela pesquisa.

  • Equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos – 61%
  • Máquinas, equipamentos e materiais elétricos – 60%
  • Derivados do petróleo e biocombustíveis / Máquinas e equipamentos – 53%
  • Metalúrgica – 51%
  • Produtos de material plástico / Produtos diversos – 49%
  • Produtos têxteis – 47%

Dentre os setores que menos utilizam as tecnologias estão os outros equipamentos de transporte, manutenção e reparação de máquinas e equipamentos, farmoquímicos e farmacêuticos, minerais não metálicos, vestuário, acessórios e calçados.

Os maiores objetivos das empresas estão relacionados à automatização de processos, redução dos custos e aumento da produtividade. Mesmo que mais da metade considere o custo de investimento alto, melhorar a qualidade dos produtos e serviços ainda é um ideal comum entre vários empreendedores.

Nestes três objetivos específicos, a Bz Tech conta com diversos equipamentos e conhecimento de tecnologias que podem contribuir decisivamente para tornar as companhias mais eficientes, como, por exemplo, em padarias. Se tiver dúvidas, não deixe de entrar em contato conosco.


Avaliações e Comentários

Adicionar Avaliação e Comentário

* Visualizando preços para EMPRESA COM INSCRIÇÃO ESTADUAL - SÃO PAULO. Alterar

Meu Carrinho
0
Aguarde...
Loading