quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

 Como configurar as guilhotinas Bematech MP-2500 e MP-4200


No manual de programação das impressoras Bematech MP-4200 TH e Bematech MP-2500 TH é possível encontrar os seguintes comandos: “ESC m” (para corte parcial)  ou “ESC w” (para corte total). Caso o aplicativo não esteja preparado para envio desses comandos, é necessário utilizar o driver de spooler da impressora como intermediário, que permite ser configurado para acionar a guilhotina automaticamente a cada documento impresso, sem que haja a necessidade de alteração do aplicativo. 

Acompanhe abaixo o passo a passo de como habilitar o driver de impressão:

  • Passo 1 - Ao ser instalado, o driver vai criar uma impressora no Windows, como "MP4200 TH" ou "MP2500 TH"; é necessário entrar em "Propriedades" para iniciar a configuração.
  • Passo 2 - Em seguida, clique na aba "Configuracões do Dispositivo". Será aberta a janela que permite iniciar as configurações.
  • Passo 3 - Na opção "Paper Cut (Corte de Papel)", é possível encontrar as seguintes opções:


  1. Full Cut at Doc End (Corte total ao final do documento) – a guilhotina somente será acionada ao final da impressão do documento. Ex: um documento com 3 páginas, o corte será realizado ao final da impressão de todas as páginas.
  2. Partial Cut at Doc End (Corte parcial ao final do documento) – mesmo recurso que a opção anterior, porém, realiza o corte parcial do documento.
  3. Full Cut at Page End (Corte total ao final de cada página) – a guilhotina será acionada ao final de cada página, ou seja, em um documento com 3 páginas, o corte será realizado três vezes.
  4. Partial Cut at Page End (Corte parcial ao final de cada página) – mesmo recurso que a opção anterior, porém, realiza o corte parcial.
  5. No Cut (sem acionar a guilhotina) – ao final da emissão dos documentos a guilhotina não é acionada.


Após escolher uma das opções acima, clique no botão OK. Dessa forma, todas as vezes que a impressão dos documentos for intermediada pelo driver, a guilhotina vai ser acionada de acordo com a configuração estabelecida.


*Na impressora Bematech MP4200, a guilhotina também pode ser acionada por meio da tecla CUT (painel frontal), mas sempre para o corte total. Já na Bematech MP2500 o corte é realizado somente via comando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário