Menu
* PREÇO DOS PRODUTOS:

Você está visualizando preços para: EMPRESA COM INSCRIÇÃO ESTADUAL Estado: SÃO PAULO - CLIQUE PARA ALTERAR

A conta de luz e os custos variáveis de uma empresa

A conta de luz e os custos variáveis de uma empresa

Qual o peso da energia elétrica em seu negócio? Veja, neste artigo, a importância de ter esse dado em mãos para o sucesso

Você sabe diferenciar custos fixos e custos variáveis em sua empresa? Pode parecer algo simples, mas não é. A alteração pode resultar em um gasto estratosférico e inesperado na gestão do seu negócio. Vamos a um exemplo: sua empresa trabalha com o desenvolvimento de pneus, com uma produção média de mil itens mensais. De repente, há um grande pedido para 2 mil itens. O que vai mudar em seu custo?

Uma das questões mais importantes e, por vezes, esquecida por muitos empreendedores são os custos variáveis. Enquanto os salários e o aluguel, por exemplo, não variam – a não ser que se contrate mais pessoas --, a conta da energia elétrica pode mudar um cálculo. E pesar muito no planejamento empresarial, caso não haja o cuidado necessário – assim como os impostos.

Em 2016, o Balanço Energético Nacional, cuja elaboração é de responsabilidade do Ministério de Minas e Energia, estima que 40% do consumo de energia do país é oriundo da indústria. Mais importante: dependendo do processo produtivo da fábrica (como a siderurgia), os custos podem atingir até 40% do total do custo produtivo.

Onde entra a automação?

Muitos empresários não têm conhecimento dos custos envolvidos em seu processo produtivo ou na execução de um serviço. Por isso, podem elaborar orçamentos incorretos, que geram prejuízos e afetam o capital de giro, um dos controles mais importantes para garantir a sobrevivência e sucesso de um negócio.

Já mostramos como a automação pode oferecer mais produtividade, porém um bom sistema de gestão pode também contribuir para que o empresário seja capaz de descobrir seus custos. Isso também é possível ao investir em ferramentas que permitam uma evolução tecnológica no sentido da internet das coisas – quando as máquinas dialogam entre si e é possível identificar uma série de informações importantes.

Em um universo no qual a competitividade se torna cada vez maior, saber usar os dados empresariais a seu favor pode se tornar uma grande vantagem. Quando as informações estão estruturadas, é possível otimizar os custos e fazer com que a margem de lucro se torne ainda maior.

Algumas dicas

Veja três dicas para superar o desafio dos custos da energia elétrica.

  • Com a automação comercial, faça um diagnóstico do consumo de energia.
  • A partir desse levantamento, busque maneiras de reduzi-lo, seja com o investimento no parque fabril, com a modernização das máquinas ou a readequação da infraestrutura.
  • Calcule os benefícios que serão sentidos com a mudança. Com esse relatório em mãos, será possível perceber o tempo no qual o investimento terá retorno e o que deve ser prioridade de aplicação.

Acompanhe as novidades do blog da Bz Tech e fique por dentro de dicas de gestão, automação comercial e outras novidades sobre o nosso mercado de atuação.


Avaliações e Comentários

Adicionar Avaliação e Comentário

* Visualizando preços para EMPRESA COM INSCRIÇÃO ESTADUAL - SÃO PAULO. Alterar

Meu Carrinho
0
Aguarde...
Loading