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4 dicas para tornar seu e-commerce mais efetivo

4 dicas para tornar seu e-commerce mais efetivo

Dispositivos móveis, controle de dados estruturantes, melhora da tecnologia e conhecimento próprio podem tornar seu negócio mais efetivo

O e-commerce está mostrando mais força no país. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em 2017, o crescimento do e-commerce foi de 12%, com um faturamento de R$ 59,9 bilhões. Para 2018, a previsão é de aumento de 15%. Caso esse cenário seja confirmado, os ganhos do setor poderiam atingir cerca de R$ 69 bilhões. No entanto, não basta apenas abrir uma plataforma de venda online para se beneficiar desse movimento.

Confira 4 dicas sobre o assunto e não esqueça dos cuidados logísticos:

1. Foco nos dispositivos móveis

Entre 2013 e 2017, o número de pessoas que usavam dispositivos móveis, como tablets e smartphones, saltou de 26% para 67% no Brasil. Ou seja, um novo e-commerce precisa prever essa tendência, com um desenvolvimento que seja responsivo, permitindo o acesso do consumidor por qualquer dispositivo.

2. Organize os dados estruturantes

  • Qual o tempo de acesso do consumidor ao seu site?
  • Qual o tíquete médio de compra?
  • Qual o dispositivo usado para acessar o site?
  • Que tipo de produtos foram visualizados ao longo da navegação?

Sua empresa é capaz de compilar essas informações? Esses dados são estruturantes e servem para indicar alguns caminhos para o seu negócio ser ainda mais efetivo. Compreender esse volume de informações é entender cada vez mais o perfil do seu consumidor, fazendo com o que o seu negócio seja alinhado a esses propósitos. O Big Data pode ser um grande aliado nesta tarefa.

3. Investir em tecnologias

Já tratamos de “responsividade” – a capacidade de um site permitir o acesso ao consumidor por qualquer dispositivo – no início do artigo.

A tecnologia está se tornando um diferencial para o seu negócio. Quando um cliente pede informações, quanto tempo você leva para responder? Sabia que um chatbot pode concentrar boa parte das questões levantadas por consumidores e oferecer uma informação de forma imediata ao cliente?

Ao obter os dados dos seus consumidores, você consegue perceber qual é o perfil e que tipo de produto ele está mais sujeito a comprar. Atualmente, há algoritmos que podem ser incorporados ao site para indicar esse tipo de informação ao cliente. Se você tiver sucesso nesta empreitada, pode aumentar o tíquete médio de compras, visto que estará sugerindo itens de interesse do cliente.

4. Saber onde quer chegar

  • Qual é seu o propósito e o da sua empresa?
  • Daqui a cinco anos, qual será o posicionamento dela?

Se alguém fizesse essas perguntas neste momento, qual seria a sua resposta? É difícil alcançar o sucesso, se nós não sabemos o que pode ser considerado como algo positivo. Estabeleça metas e desafios pessoais e para o negócio, pois se trata de uma forma de sempre se manter motivado e saber onde quer chegar.

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